DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

​​Santa Branca é aprovada como Município de Interesse Turístico

O deputado André do Prado foi o autor do projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de Lei que classifica Santa Branca como Município de Interesse Turístico (MIT). Agora, o texto seguirá para a sanção do governador Geraldo Alckmin, que deverá se manifestar em 15 dias úteis. Além de Santa Branca, mais 30 cidades receberam este título.

O prefeito Celso Simão, os vereadores: Eder Senna, Júnior Mineiro, Helcinho Castello, Ricardo Cabral, e Juan Jimenez; o ex-vereador Leopoldo, a comitiva do Contur: Edson Lemes – Edinho (presidente), Natalee Neco, Alessandro Teles e Alex Sandro de Sousa participaram da reunião.

Deputado André do Prado com autoridades de Santa Branca

Deputado André do Prado com autoridades de Santa Branca

O deputado André do Prado foi o autor do projeto de Lei que iniciou os tramites para que o município pudesse pleitear o título junto ao Governo do Estado. Para ele, Santa Branca tem um grande potencial turístico, principalmente, histórico, religioso e cultural. “Desde 2013 iniciamos este trabalho buscando reunir os documentos e trabalhando para potencializar o turismo na cidade. Foram várias reuniões e ações a fim de colocar Santa Branca neste seleto grupo de municípios classificados como MIT”, comentou.

A cidade conta com um rico patrimônio arquitetônico no tempo imperial como a igreja matriz construída por escravos em 1828, levantada sobra alicerces e paredes de taipa de pilão, constituindo desde então a base geradora do atual prédio, a atual Câmara Municipal, construído pelo Ajudante Braga na época imperial com mão de obra escrava, fazendas que remontam o período de ouro do café, além de uma programação cultural com diversos festejos como: o divertido Carnaval de rua, a Festa do Divino, a Festa da Padroeira Santa Branca e as tradicionais cavalgadas e, ainda, outras manifestações culturais, como o Moçambique, a Folia de Reis, a Catira, São Gonçalo, danças típicas e folclóricas brasileiras.

Após a sanção do PL pelo governador Geraldo Alckmin, Santa Branca terá acesso aos recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, na ordem de R$ 650 mil anuais, que propiciará a cidade a receber recursos para investir em infraestrutura e melhorar e/ou manter os pontos de visitação.

Presente a sessão na Assembleia Legislativa, o prefeito e os vereadores fizeram questão de agradecer ao deputado André do Prado pelo trabalho e por apresentar este PL, nesta Casa de Leis, e por esta verdadeira conquista para o município.

Para conseguir se tornar de Interesse Turístico, o município atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Lei 1.261 de abril de 2015 estabelece condições e requisitos específicos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, como: a elaboração de um Plano Diretor de Turismo, a ativação do Conselho de Turismo, levantamento dos potenciais de visitação da cidade, entre outros.

Para o deputado André do Prado, o turismo é a grande área da economia que poderá ajudar Santa Branca a gerar empregos e renda à população. “O turismo é uma área da economia que movimenta uma cadeia de segmentos como: a gastronomia, hotelaria, receptivo, entre outros e, com isso, poderá gerar novos postos de trabalho para a cidade. O futuro de Santa Branca, que é promissor a partir do turismo, passa pelo respeito à sua história e a valorização de sua gente”, finalizou.