DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

André do Prado retoma discussão com secretário de Saúde sobre implantação do Hospital de Ensino em Ferraz de Vasconcelos

O deputado André do Prado esteve na manhã desta terça-feira (18), reunido com o secretário estadual da Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri. O encontro aconteceu na cerimônia de posse do novo chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião o deputado voltou a falar com o secretário sobre as dificuldades que a Região do Alto Tietê enfrenta na área da Saúde e a necessidade da implantação de uma unidade de ensino no Hospital Regional, em Ferraz de Vasconcelos.

André do Prado solicitou ao secretário da Saúde a formalização do edital, para que o convênio entre a Universidade de Mogi das Cruzes e o Hospital Regional possibilite à implantação do Hospital Ensino na unidade. O parlamentar pediu uma agenda em janeiro para reunir com o secretário Guido Cerri e a Pró-Reitora da UMC, Dra. Andrea Licia Almeida de Oliveira, para dar andamento à proposta de implantação.

“Vamos nos reunir em janeiro do ano que vem, afinal somente após a publicação do edital, é que o Hospital de Ferraz de Vasconcelos poderá aceitar práticas de ensino e pesquisa seguindo todas as normas técnicas, permitindo aos alunos dos cursos de Medicina, a realização de estágio, residência ou até mesmo internato na unidade estadual”, destaca André do Prado.

Para o parlamentar, a instalação do Hospital Ensino poderá amenizar o problema da falta de médicos na região do Alto Tietê. “Se conseguirmos trazer para Ferraz este hospital de ensino, vamos conseguir ao menos minimizar esse déficit de profissionais de medicina, tendo em vista que os estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes vão permanecer na Região e não vão migrar para a capital, reduzindo a falta de médicos na região”.

Como coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios Alto Tietê, André do Prado mostra preocupação com esse déficit de médicos na região. O deputado espera que a publicação do edital ocorra ainda no começo de 2013, pois a proposta visa reduzir boa parte dos problemas da região. “É preciso fortalecer a formação e reciclagem dos profissionais de saúde, a fim de garantir a população do Alto Tietê amplo atendimento dos serviços oferecidos. A conclusão dessa unidade de ensino será proveitosa para todos”, encerra o deputado.

O deputado André do Prado recorda ainda que o Projeto de Lei Complementar 39/2012, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a carreira de médico e que tramita na Assembleia Legislativa, também vai contribuir para que os profissionais da saúde que exercem funções nos hospitais do Estado possam receber mais, valorizando a categoria, e permitindo que os médicos permaneçam nas unidades e melhorem os serviços prestados à população.

Audiência com secretário de saúde

Na semana passada, em audiência com o Dr. Guido Cerri, o deputado apresentou as principais reivindicações da saúde do Alto Tietê, como a rápida instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital Luzia de Pinho Melo, para atender pacientes de Mogi das Cruzes e região, e a importância de uma atenção humanizada aos pacientes diagnosticados com câncer, além da implantação do serviço de radioterapia no hospital.

Segundo o secretário de Saúde, uma série de medidas está sendo tomada para atender as expectativas da população. “Conforme já anunciado, estão liberados os 110 leitos no Arnaldo Pezzutti, como também o equipamento de ressonância magnética no Luzia de Pinho Melo, e os serviços de radioterapia em 2013”, garantiu Guido Cerri ao deputado André do Prado.