DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

Biritiba Mirim terá Cursos do Via Rápida Emprego, confirma deputado André do Prado

Biritiba Mirim Via Rápida Emprego

O deputado estadual André do Prado (PR) e a presidente da Câmara de Biritiba Mirim, vereadora Adriana Rufo Freitas (PR), conquistaram cursos do Programa Via Rápida Emprego para os jovens biritibanos. A benfeitoria foi confirmada pela Superintendente do Centro Paula Souza, Professora Laura Laganá, nesta segunda-feira, 30/4, em audiência na sede da pasta.

Para Biritiba Mirim, serão disponibilizados cursos do programa Via Rápida nas áreas de cozinheiro geral e recepção de eventos, respectivamente. Segundo Laura Lagná, para atender as necessidades imediatas de formação de mão de obra local, o Governo do Estado enviará para a cidade uma carreta ainda no mês de junho e para o curso de recepção de eventos, a carreta se instalará na cidade no início do segundo semestre. Serão oferecidas 40 vagas para cada curso.

“Esta é uma grande oportunidade para que os jovens de Biritiba Mirim sejam atendidos por esse programa estadual que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Para que o desenvolvimento da cidade favoreça a população precisamos capacitar nossos jovens e garantir boas oportunidades de recolocação no mercado”, ressaltou o deputado André do Prado.

O parlamentar ainda enfatizou que o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, o “Inho”, celebrará a parceria com o Estado. “O prefeito se comprometerá a firmar essa parceria para proporcionar aos biritibanos mais qualificação profissional de acordo com a demanda local”, disse Prado.

A vereadora Adriana Rufo Freitas havia solicitado ao deputado que intercedesse junto ao Centro Paula Souza pela implantação de salas descentralizadas de ETEC na área Agrícola. Segundo a parlamentar, a prefeitura de Biritiba Mirim cederia às instalações da Escola Municipal nos períodos diurno e noturno para a oferta de cursos de Agricultura, Agrimensura, Florestal e Meio Ambiente. “É muito importante termos definidos investimentos em cursos técnicos, pois, esse módulo é o mais compatível com a realidade desse contingente, que eventualmente lida com essa realidade”, explica a vereadora.

A Superintendente do Centro Paula Souza explica que serão elaborados estudos para definir a implantação dessas salas já para o próximo ano, mas adiantou novos investimentos no município, por meio do programa Via Rápida Emprego.
O deputado esclarece que as tratativas para que o município possa receber as salas descentralizadas seguirão junto ao Centro Paula Souza que se comprometeu em analisar as possibilidades implantação.

PROGRAMA

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos de qualificação profissional, cujo objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que estejam desempregadas.