DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

Deputado André do Prado: carreta da mamografia fará atendimentos em Arujá

A pedido da vereadora Ana Poli, o parlamentar incluiu o município para receber o programa do Governo do Estado; os exames poderão ser realizados de 4 a 22 de junho

A pedido da vereadora Ana Poli, o parlamentar incluiu o município para receber o programa do Governo do Estado

SÃO PAULO | A carreta da mamografia do programa “Mulheres de Peito” chega à Arujá, após intermediação do deputado estadual André do Prado junto a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a pedido da vereadora Ana Poli.

Os atendimentos acontecerão entre os dias 4 e 22 de junho. As mulheres deverão estar atentas, pois estarão disponíveis 50 senhas por dia de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados 25 senhas serão distribuídas, das 9 às 13 horas. 

O deputado André do Prado destaca a importância do diagnóstico no combate ao câncer. “A saúde é uma prioridade e a prevenção é fundamental, por isso batalhamos junto ao Governo do Estado para levar esta carreta para Arujá. É de vital importância as mulheres realizarem os atendimentos, pois a detecção precoce contribui para a redução do estágio da doença aumentando a chances de cura”, comenta.

A carreta vai otimizar os atendimentos e possibilitar que as mulheres possam fazer exames de mamografia. “Temos uma grande demanda para fazer este exame na cidade, por isso, solicitei ajuda deputado André para conseguir trazer este programa para o município”, ressaltou a vereadora Ana Poli.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, foram registrados aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil.

Para participar dos atendimentos do programa, as mulheres devem ter entre 35 e 49 anos, no dia da realização do diagnóstico é preciso estar em mãos o pedido médico junto ao cartão SUS e RG. Para as mulheres acima de 50 anos, apenas RG e Cartão SUS são necessários.

Segundo o Governo do Estado, a carreta é composta por uma equipe multidisciplinar com técnico em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista e equipada com mamógrafo, aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélites, computadores, mobiliários e sanitários.