DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

Deputado André do Prado destina R$ 200 mil para reforma do Centro de Zoonoses em Peruíbe

Dep-Andre-do-Prado

Foram disponibilizados R$200 mil, por meio de emenda parlamentar, para reformas do Centro de Zoonoses, no bairro Leão Novaes, em Peruíbe. A obra será possível graças aos recursos liberados pelo deputado estadual André do Prado (PR).

Para o parlamentar, a reforma do Centro de Zoonoses, que está em más condições estruturais, será decisiva para que o município possa melhorar o atendimento aos animais da cidade e garantir a segurança e a saúde dos munícipes, com programas de prevenção e controle de doenças. “A função do Centro é desenvolver sistemas eficazes de vigilância sanitária e epidemiológica. O atual modelo não possui as condições necessárias para que a população de Peruíbe se sinta protegida”, destaca André do Prado.

O repasse dos recursos foi em atenção ao pedido do Secretário de Saúde de Peruíbe, Nelson Gonçalves Pinto, que pediu intermediação do parlamentar para que o município pudesse contar com uma melhor estrutura do Centro de Zoonoses.

“Os equipamentos estão em estado precário. O local onde as vacinas estão armazenadas está prejudicado e os equipamentos médicos e materiais de escritórios mal conservados. Parte da área do Centro encontra-se impróprio para a realização de atendimento adequado aos animais da cidade”, argumenta o secretário.

Cabe ao Centro de Zoonoses desempenhar funções através do controle da população de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros). Por meio de ações educativas e colaborativas complementada por ações legais e fiscais, o Centro atua como importante aliado na conservação da qualidade de vida da população.

“A existência de um Centro de Controle de Zoonoses, com uma oferta de serviço de qualidade garante a comunidade segurança e tranquilidade, sobretudo, quando da captura de animais perdidos nas ruas, o que diminui o risco de acidentes e doenças infectocontagiosas”, completa o deputado André do Prado.