Deputado André do Prado e prefeito Abel Larini reforçam pedido para regularização das cirurgias ortopédicas na região

O deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, e o prefeito de Arujá, Abel Larini, reforçaram o pedido para regularização das cirurgias eletivas na área de ortopedia na região durante a reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que aconteceu, hoje (26 e maio), com o secretário de Estado da Saúde, Davi Uip, na sede da pasta em São Paulo. A secretária municipal de Saúde, Clarinda Carneiro, participou da reunião, além do presidente da Câmara Municipal, Reynaldo Gregório, e vereadores da cidade.

Para reforçar seu pedido, o prefeito levou a foto de um paciente da cidade que aguarda há vários meses para fazer a amputação de uma perna, mas que o caso até agora não foi resolvido. “Temos uma fila de mais de 20 mil pacientes que aguardam uma cirurgia eletiva de ortopedia, somente na minha cidade, o número passa de 300 pessoas”, reforçou o prefeito, que ainda falou sobre os atendimentos do pronto-socorro municipal que somente durante este ano realizou mais de 15 mil atendimentos. “A maior parte destes pacientes são de Itaquaquecetuba, que procura o nosso hospital para receber atendimento”, argumentou.

Por isso, durante sua fala, o deputado André do Prado reforçou a necessidade da integração entre o Governo do Estado com os municípios a fim de otimizar os serviços e o atendimento aos pacientes do Alto Tietê.

“Infelizmente os problemas são diversos e os recursos estão escassos devido à crise financeira que abateu o nosso País. Por isso, é preciso fazer uma repactuação das responsabilidades de cada um das três esferas de governo [Federal, Estadual e Municipal] para que, juntas, possam priorizar o atendimento rápido e eficaz aos pacientes”, argumentou o parlamentar.

Secretária Municipal de Saúde de Arujá, Clarinda Carneiro, Prefeito Abel Larini, Secretário Davi Uip e Deputado André do Prado

Secretária Municipal de Saúde de Arujá, Clarinda Carneiro, Prefeito Abel Larini, Secretário Davi Uip e Deputado André do Prado

A proposta dos prefeitos do Condemat foi firmar um pacto hospitalar entre todas as unidades e serviços públicos de saúde da região, com o objetivo de reorganizar o sistema e para que se defina a função e especialidades e o número de consultas disponíveis para cada unidade.

O secretário Davi Uip recebeu do prefeito de Mogi das Cruzes e atual presidente do Condemat, Marco Bertaiolli, e dos deputados da região, um documento assinado por todos os prefeitos contendo as dez demandas elencadas pelos municípios da região que são: a ampliação do número de cirurgias de ortopedia na região; auxílio para o Hospital Stella Maris, em Guarulhos, para potencializar as cirurgias cardíacas e abrir o serviço de hemodiálise para a região e destinar 30 leitos para o apoio a outras unidades; o credenciamento da Santa Casa de Santa Isabel no plano de reestruturação da atenção hospitalar regional – Projeto Rede de Hospitais Santa Casa Sustentáveis; ampliação do atendimento as pacientes de hemodiálise no Alto Tietê; reabertura das 11 vagas/ leitos para internação psiquiátrica no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e consultas regionais para psiquiatria no Ambulatório Médico de Especialidades  (AME) de Mogi das Cruzes ou no Hospital Luzia de Pinho Melo; ampliação das especialidades do AME de Mogi das Cruzes; abertura de novos leitos de obstetrícia e UTI Neonatal que podem ser alocados nas Santas Casas de Salesópolis e Mogi as Cruzes; informar os serviços oferecidos e quais foram os atendimentos desativados e estabelecer um cronograma de atendimento de consultas e cirurgias em Oncologia no Hospital Luzia de Pinho Melo; cronograma do início das operações da Clínica de Internação de Dependência Química no Hospital Doutor Arnaldo Pezzutti Cavalcanti e, por fim, o acompanhamento da entrega de medicamentos na região feito pela Fundação para o Remédio Popular (Furp).

O secretário Davi Uip falou sobre a queda no repasse de recursos do Governo Federal, o que tem atrapalhado os investimentos na área e sua equipe apresentou os números referentes aos atendimentos e destinação de recursos para cada unidade do Alto Tietê.

Todos os prefeitos e autoridades da região puderam apresentar suas respectivas demandas e pedir, ainda, mais ajuda do Governo do Estado na manutenção dos serviços realizados e para garantir a qualidade no atendimento aos pacientes. Participaram do encontro a maior parte dos prefeitos vereadores e autoridades do Alto Tietê.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.