Deputado André do Prado e Prefeito de Guararema apresentam à Sabesp Plano Municipal de Saneamento para os próximos 30 anos

Saneamento para os próximos 30 anos

O Prefeito de Guararema, Marcio Alvino, acompanhado da Secretária de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Sandra Regina Olivieri, e do Secretário Municipal de Governo, Dirceu Jacinto Granato, apresentou à Presidenta da Sabesp, Dilma Pena, e ao Superintendente da Sabesp para o Vale do Paraíba, Oto Elias Pinto, um Plano Municipal de Saneamento para os próximos 30 anos. O projeto prevê, entre outras medidas, investimentos em saneamento básico com o prolongamento da rede de água e coleta de esgoto sanitário. É o que afirma o deputado estadual André do Prado (PR), que intermediou a reunião com a presidenta Dilma.

No encontro foram apresentadas as prioridades do Plano Municipal de Saneamento, cujo objetivo é ampliar o atendimento em água e esgoto a todos os bairros do município, elevando a qualidade de vida da população.

Segundo dados da Prefeitura, seria preciso a conclusão das quatro Estações Elevatórias de Esgoto na região central de Guararema, e da Estação de Tratamento de Esgoto no rio Parateí, para conter o atual volume de esgoto da cidade que é jogado na natureza. “Essas são as propostas do nosso plano, com as diretrizes que devem ser trabalhadas nos próximos 30 anos”, destaca o prefeito.

Para o deputado André do Prado, o Plano Municipal de Saneamento é muito claro em apresentar as necessidades do município à Sabesp, tendo em vista as deficiências que a cidade apresenta na área de tratamento de esgoto.

“É muito oportuno um plano de investimentos, cujos propósitos apresentados demonstram exatamente o que o município necessita. Além de elevar os níveis de coleta e tratamento de esgoto, Guararema precisa ampliar os serviços de abastecimento de água nos bairros Guanabara, Parateí, Colônia, Lambari, Cerejeira, Maracatu, Itapeti, entre outros. A grande preocupação da atual gestão é que haja planejamento para que ocorra crescimento ordenado”, informa o parlamentar.

Outro ponto levantado na audiência com a presidente Dilma Pena foi com relação ao bairro Nogueira, que receberá nos próximos meses, 560 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. A preocupação do município é que a região não sofra com abastecimento, ou não tenha seu esgoto captado.

“A nossa expectativa é que o plano apresentado sirva de parâmetro para que a Sabesp entenda que a nossa cidade tem condições de reverter o atual quadro e se prepare para o futuro”, afirma o prefeito Marcio.

Na oportunidade, o chefe do executivo também apresentou um plano de investimento para o bairro Luiz Carlos, com pouco mais de 100 famílias e que será o destino final do Passeio Cultural Maria Fumaça, que será inaugurado em breve. O planejamento é que a região conte com infraestrutura adequada, para turistas e moradores, com núcleos ambientais, comércio e serviços, o que exigirá ampliação do sistema de água e esgoto.

A Sabesp irá apresentar à prefeitura nos próximos dias as propostas técnicas visando o atendimento do Plano Municipal de Saneamento para os próximos 30 anos no município de Guararema.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.