Deputado André do Prado e prefeitos de Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis se reúnem com Secretario de Segurança Pública para garantir aumento do efetivo policial na região

cabeçalho PM

O parlamentar levou a reivindicação dos prefeitos ao secretário Fernando Grella Vieira. O desejo é garantir mais segurança aos 70 mil habitantes da Região

O deputado estadual André do Prado (PR) e os prefeitos de Guararema, Marcio Alvino (PR), Carlos Alberto Taino Jr, o Inho, de Biritiba Mirim (PSDB) e Benedito Rafael (PR) foram à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/SP,) pedir aumento do efetivo policial nos municípios. A solicitação foi entregue ao secretário estadual de segurança pública, Fernando Grella Vieira. A área é coberta pela 3° Companhia do 17° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. A medida visa dar segurança aos habitantes das três cidades, que somados, chegam a 70 mil.

A formalização do convênio permitirá que a atual estrutura seja reavaliada e mais policiais possam ser contratados ou transferidos para as cidades. Hoje a 3° Cia do 17° BPM/M possui apenas uma viatura supervisionada por uma outra viatura do Comando de Grupo de Patrulha (CGP). Os prefeitos alegam que quando há chamados em outra cidade, as demais localidades ficam desguarnecidas da proteção policial. A situação se agrava quando a ocorrência é levada até a delegacia de Policia local, e a viatura e o efetivo se mantém até que sejam concluídos os trabalhos.

Os prefeitos esperam que medidas sejam tomadas a fim de que haja uma reavaliação das demandas da região e o efetivo aumente. Eles destacam que as atenções das administrações estão voltadas na execução de um plano de segurança, com vistas à garantida da tranquilidade e ausência da criminalidade. “As três cidades seguem em franco desenvolvimento econômico e social. É natural que esse crescimento seja acompanhado pela criminalidade. Pensando nisso, estamos dispostos a realizar os esforços necessários. As cidades que administramos possuem perfis turísticos. A população flutuante, que nos visita nos fins de semana e férias, aumentam em 60%. Algo deve ser feito”, disseram Márcio, Inho e Rafael que afirmaram estar confiantes nas ações que serão implementadas pelo governo estadual no combate a violência e melhoria da segurança pública do Alto Tietê.

corpo1

O deputado André do Prado, por sua vez, busca apoio do governo do Estado para aumentar o efetivo de policiais militares e conseguir investimentos e equipamentos necessários a fim de melhorar as medidas de segurança no Alto Tietê. “O Alto Tietê é cortado pelas principais rodovias do Estado de São Paulo. Uma enorme parcela da economia do país cruza nossa região, o que, indiscutivelmente, incide sobre o aumento da criminalidade. Por isso, esperamos este reforço para a polícia militar do Alto Tietê. Formalmente fizemos este pedido, o secretário demonstrou sensibilidade e informou que já há concursos em andamento para a Polícia e que levará nosso pedido em consideração na hora de fazer a distribuição do efetivo”, afirmou o parlamentar.

Na avaliação do secretário Fernando Grella Vieira, o aumento do efetivo na região é possível. O secretário entende que a área de cobertura da 3° Cia do 17° BPM/M é grande. Sua expectativa é reunir-se já nos próximos dias com o comandante da Polícia Militar, Cel. Benedito Roberto Meira, a fim de estudar a disponibilidade de efetivo para a região. Grella destacou ainda as ações da pasta na realização de concursos para o aumento de policiais e de ações planejadas com os municípios a fim de garantir mais segurança às cidades. “Sem dúvida o Alto Tietê será contemplado com o aumento de efetivo. Estamos elaborando programas e ações no sentido de conferir tranquilidade à população”, destacou o secretário.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.