Deputado André do Prado e vereadores de Salesópolis buscam ampliação de horários em linhas intermunicipais junto à EMTU

cabeçalho

Parlamentar e comitiva de Salesópolis pedem que o órgão avalie a ampliação do atendimento da linha 311 que liga Salesópolis à Mogi das Cruzes

O deputado estadual André do Prado e os vereadores de Salesópolis Francisco Marcelo de Morais Correa (PTB), presidente da Câmara Municipal, Paulo Roberto de Faria, o Paulinho (PR), Paulo Roberto de Faria (PR), Edney Campos dos Santos (PR), Sergio dos Santos (PMDB), Cristian Luiz Candelária, o Kiki (PV) e Mario Barbosa Pinto (PPS) estiveram nesta terça-feira (16), na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), reunidos com o Presidente Joaquim Lopes da Silva Junior, para tratar da ampliação dos horários de saída de ônibus intermunicipais da linha 311 – que liga Salesópolis à Mogi das Cruzes.

Na reunião foi apresentado o pedido de ampliação do número de horários de partidas nos horários de maior fluxo de passageiros. A proposta prevê a inclusão de mais três horários, sendo mais uma no período da manhã e outras duas no período da tarde. A medida passaria a vigorar já no mês de agosto, culminando com o fim das férias escolares e progressivo aumento de passageiros em relação ao mês de julho. À EMTU também caberia à fixação de cartazes informando a população da ampliação dos horários.

Para o deputado André do Prado, a ampliação do horário de atendimento será decisiva para que a qualidade de vida dos usuários do transporte público seja garantida. “Um bom contingente sai do município todos os dias pela manhã e retorna à noite. É muito importante que os órgãos responsáveis garantam a melhoria dos serviços prestados em benefício da população. Vamos continuar empenhados para concretizar as demandas apresentadas pelos salesopolenses”, esclarece o parlamentar.

Segundo levantamento feito pelos vereadores é grande a demanda da linha 311-TRO que sai da Rodovia Prof. Alfredo R. Moura/SP-88, Salesópolis (Trevo da Petrobrás) e termina seu itinerário na Av. Vol. Fernando P. Franco (Pça Imigrante Japonês), em Mogi das Cruzes. De acordo com os parlamentares, ocorre um problema pontual de superlotação nos horários de maior movimento, entre 5h e 7h da manhã e após às 17h, na volta pra casa, o que causa, segundo eles, transtornos para os usuários do sistema. Os vereadores relataram ainda que vem recebendo diversas queixas dos passageiros que fazem uso diário do serviço.

“Todos os dias as pessoas são obrigadas a enfrentar um longo trajeto com superlotação e muito incômodo, sobretudo, para mulheres, crianças e idosos. Com a ampliação do horário, os passageiros teriam mais conforto, pois mais carros, garantiria maior mobilidade no serviço prestado”, destacou o presidente da Câmara, vereador Francisco Marcelo.

Diante da reivindicação apresentada por André do Prado e vereadores de Salesópolis, o presidente Joaquim Lopes da Silva Junior afirmou que vai avaliar a implantação de mais 3 horários e encaminhou estudos técnicos para medir a implantação da proposta.  O presidente informa que essas ações, se somadas aos esforços já realizados pela EMTU, garantirá, segundo ele, melhores serviços aos usuários do sistema. Ele destacou a adequação da programação de acordo com as necessidades da população, a inclusão de dois novos carros vinculados à reserva técnica operacional, além da intensificação da fiscalização da linha de ônibus intermunicipal Mogi – Salesópolis.

Os vereadores também apresentaram as queixas da população em relação ao aumento da tarifa. Atualmente o valor praticado é de R$4,95, ante os R$5,15 reajustados no mês de maio. A EMTU argumenta que tem feito esforços para apresentar reajustes condizentes com os índices econômicos vigentes e que aliado à desoneração fiscal do governo federal, pôde reduzir o preço das passagens para o valor atual.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.