DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

Deputado André do Prado intercede para garantir Educação e Qualificação Profissional à população de Santa Branca

Educação e Qualificação Profissional Santa Branca

Em busca de investimentos para as áreas de educação e qualificação profissional de Santa Branca, o deputado estadual André do Prado (PR), esteve nesta quarta-feira (19) reunido na sede do Centro Estadual de Educação e Tecnologia Paula Souza, com a Superintendente Laura Laganá, e com o Prefeito Adriano Pereira (PT) para definir investimentos em cursos de qualificação profissional no município e investimentos na área de educação.

A visita do chefe do executivo santa-branquense e do deputado André do Prado serviu para solicitar a criação de salas descentralizadas da ETEC em Santa Branca. De acordo com o prefeito, esse investimento possibilitará aos jovens do município qualificação para o mercado de trabalho. “Sem dúvida alguma, a oferta de capacitação técnica permite que o jovem possa encontrar uma colocação profissional e se desenvolver como pessoa e como cidadão. Nossa expectativa é que seja estudada a viabilidade de implantação desses cursos o mais rápido possível”, enfatiza o prefeito.

O deputado André do Prado afirma que seguirá buscando apoio junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e do Centro Paula Souza, até viabilizar as intenções em oferecer a população melhores condições de ensino técnico. “Ir à busca de oportunidades na área de Educação é sempre um desafio que me interessa, pois, atuar na formação de jovens e adultos garante uma sociedade mais justa e menos desigual. Vamos voltar a nos reunir para alinhar os próximos passos para a execução desse projeto”, destacou o deputado.

A prefeitura informou ainda que já está em busca de uma escola municipal com estrutura adequada para que os cursos possam ser ministrados. Segundo a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o órgão está disposto a acompanhar as tratativas em torno do tema e espera cooperar integralmente com as intenções do município.

Acordo entre Prefeitura e Estado

Hoje foi assinado acordo entre a prefeitura de Santa Branca e o Governo do Estado sobre o parcelamento de uma dívida das obras de construção da Escola Municipal Margarette Bozza Rangel. Segundo o prefeito, em 1999 foi firmado um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado, onde estava prevista a construção da Escola Municipal Margarette Bozza Rangel.

Em 2002 e 2004, foram incluídos novos convênios, que elevaram o valor do convênio com o Estado. Em 2011, quando o governo passou a cobrar o débito, dividido em 100 parcelas, o valor chegou aos R$ 596 mil, corrigidos de acordo com os juros da caderneta de poupança. “O município de Santa Branca encontrava-se numa situação financeira muito difícil. A revisão desse processo era imprescindível para que pudéssemos dar continuidade na construção da EMEF Margarette Bozza Rangel e honrar com a dívida”, informa o prefeito Adriano.

Hoje foi assinado o termo de parcelamento com a Secretaria Estadual da Educação e o município de Santa Branca pagará mensalmente R$ 11, 113 por cinco anos. “O secretário Herman Woorvald está sendo muito solidário com o município de Santa Branca e faz contínuos esforços para nos atender, dentro das possibilidades que regem o assunto.

“Santa Branca sempre desejou honrar com o compromisso pendente, mas o valor era muito elevado e podia prejudicar o município”, comemorou André do Prado.

O prefeito aproveitou para solicitar ao Estado a construção de uma escola em tempo integral no município. Segundo ele, a prefeitura fará um diagnóstico da educação de Santa Branca para verificar a implantação da escola. O deputado, sensível às necessidades de Santa Branca, comprometeu-se a ajudar na intermediação do pedido junto ao governo.