Deputado André do Prado participa de discussão sobre transplantes de células-tronco para pacientes com doença de Crohn

Deputado participa de Comissão de Saúde com discussão sobre Doença de Crohn

Deputado participa de Comissão de Saúde com discussão sobre Doença de Crohn

Em reunião da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual André do Prado acompanhou o balanço dos trabalhos desenvolvidos pelo professor Dr. Roberto Luiz Kaiser Júnior, coordenador do programa de treinamento em cirurgia geral do Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto. Ele falou sobre transplantes de células-tronco em pacientes diagnosticados com a doença de Crohn.

A doença, uma inflamação no sistema digestivo que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, é crônica e afeta a imunidade das pessoas. Não há números oficiais de diagnosticados no Brasil por causa das subnotificações. O primeiro transplante do tipo ocorreu, no país, em 2014. Desde então, a equipe do Dr. Roberto Kaiser Júnior tem trabalhado para implantar esta técnica, até então vinculada apenas à possibilidade de transplante para diagnósticos como, por exemplo, leucemia.

O deputado André do Prado, membro efetivo da Comissão Permanente de Saúde da Alesp, aproveitou para questionar se há previsão de quando os procedimentos do tipo serão realizados também via Sistema Único de Saúde (SUS). “A gente sabe que não são todos que têm condições de custear o tratamento. É importante saber se e quando este procedimento poderá ser regulado pelo Ministério da Saúde e oferecido pelo SUS”, disse.

O coordenador explica que estão sendo observados alguns protocolos neste processo. “Ainda estão sendo observados alguns protocolos, mas o balanço é positivo. Há expectativa de que o procedimento possa ser ofertado em breve”, comentou.

O trabalho desenvolvido pela equipe do hospital do interior do Estado foi inédito e já recebeu pacientes de diferentes partes do País. O parlamentar se colocou à disposição para ajudar com o trabalho realizado.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.