Deputado André do Prado pede à Sabesp a expansão de redes de esgoto e de distribuição de água em área de conjunto habitacional de Santa Branca

Em visita à sede da companhia, parlamentar explicou a necessidade de atender a demanda de 66 novas unidades habitacionais que devem ser inauguradas nos próximos meses

Para evitar que moradores do Jardim Albuquerque, em Santa Branca, fiquem sem abastecimento de água e sem coleta de esgoto, o deputado estadual André do Prado se reuniu com o diretor de Sistemas Regionais da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), Luiz Paulo de Almeida Neto e Fernando de Oliveira, superintendente de operações no Vale do Paraíba, na quinta-feira (28). O prefeito Celso Simão e os vereadores Eder Senna e Junior Mineiro acompanharam o encontro. Os presentes discutiram também formas de melhorar o abastecimento a bairros distantes por meio de caminhões-pipa.

Deputado André do Prado com o prefeito e vereadores de Santa Branca em reunião com o diretor da Sabesp Luiz Paulo

Deputado André do Prado com o prefeito e vereadores de Santa Branca em reunião com o diretor da Sabesp Luiz Paulo

De acordo com o parlamentar estadual, o caso merece atenção porque chegada de 66 novas famílias àquela região da cidade pode impactar o sistema de fornecimento de água e de captação de resíduos. “É preciso garantir que o fornecimento de água de qualidade esteja garantido, bem como a coleta do esgoto para que não haja prejuízo ambiental”, destacou.

As 66 moradias populares foram um pedido apresentado, em 2013, pelo deputado ao Governo do Estado. A assinatura do convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e o Executivo paulista ocorreu em dezembro do mesmo ano. Com a expansão do abastecimento de água e das redes de esgoto solicitadas pelo parlamentar, conclui-se o processo de implantação das moradias que, de acordo com a Prefeitura, devem ser entregues nos próximos meses.

A preocupação é comum também à Administração Municipal. “Essa demanda foi encaminhada à Sabesp pelo deputado André do Prado que tem dado um grande apoio à Santa Branca. Tivemos esta reunião para tratar da rede de esgoto e de água das 66 casas populares do CDHU. Isso é uma situação importante e que precisava de urgência. Nós chegamos a um consenso e deve haver uma solução para isso, inclusive, pondo fim a um problema antigo, de mais de 30 anos, de falta de esgoto em duas ruas do Jardim Albuquerque (ruas Francisco Braga Nogueira e Benedito Cursino dos Santos). Era um mal crônico ao município. Ainda na reunião, nós pedimos a ajuda da Sabesp no abastecimento de água por caminhões-pipa a cinco bairros distantes (Jardim Nova Campos do Jordão, Jardim Brascashi, Toca do Leitão, Jardim Selma e Eldorado), que totalizam mais de 2,5 mil pessoas. Hoje o preço pago pelo metro cúbico da água é de R$ 21. A ideia é que possa ser repassada por um preço muito mais baixo”, comentou o prefeito Celso Simão.

Diante das demandas apresentadas, o diretor de Sistemas Regionais da Companhia afirmou que elas serão analisadas. “Entendemos, claro, a preocupação com a questão da coleta do esgoto e do fornecimento de água e vamos estudar a implantação de uma estação de tratamento naquela área que atenda o bairro, assim como avaliar a extensão do fornecimento e fazer melhorias se forem necessárias. Em relação ao outro pedido, a Sabesp também pode avaliar a possibilidade de um convênio para que o abastecimento de água aos moradores destes bairros mais distantes seja facilitado”, disse.

Univesp

Mais cedo, o prefeito Celso Simão e os vereadores Eder Senna e Junior Mineiro participaram da reunião com Ricardo Bocalon, diretor administrativo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a quarta universidade pública paulista que fornece educação superior gratuita em modalidade de ensino a distância. O encontro, solicitado pelo deputado André do Prado, serviu para que o município demonstre interesse em receber um polo da instituição. A princípio, seriam 300 vagas para os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Pedagogia. A recepção foi positiva por parte do Estado.

A Prefeitura deve ficar atenta porque, em breve, será aberto o chamamento público para os municípios interessados em formalizar a intenção de receber um polo. Até a metade de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – responsável pela Univesp – deve divulgar a relação dos contemplados com as unidades.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.