Deputado André do Prado recebe comitiva de Santa Branca contrária à instalação de presídio na cidade

CABECALHO

O parlamentar recebeu manifesto e abaixo-assinado com cerca de 3500 assinaturas de moradores insatisfeitos com a proposta do governo do Estado

O deputado estadual André do Prado (PR) recebeu em seu gabinete, uma comitiva de Santa Isabel, para tratar da possível instalação de um Centro de Detenção Provisória -CDP no município. O grupo composto pelo vereador Junior Mineiro (PR), Roberto Gonçalves de Campos Junior e Waldemar Augusto Miranda, entregou nas mãos do deputado um manifesto seguido de um abaixo-assinado com cerca de 3500 assinaturas de moradores de Santa Branca contrários a instalação do presídio. A avaliação é que a chegada do CDP poderá trazer prejuízos à Santa Branca e também aos municípios do entorno.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, informa que o objetivo da construção do CDP em Santa Branca é enfrentar o problema da superlotação das unidades já instaladas na região do Vale do Paraíba e regionalizar o sistema prisional, permitindo que o preso permaneça mais próximo do juiz e também da família. Porém, ainda não há nenhuma concretização ou anúncio por parte da pasta.

O líder do movimento, Waldemar Augusto Miranda, no entanto, aponta os aspectos negativos da medida. Segundo ele, Santa Branca precisa receber investimentos em segurança pública e assistência social, como forma de combater o crescimento da violência. “A chegada do presídio mudará drasticamente a rotina da cidade, por que as famílias também migrariam para cá, aumentando a procura por serviços públicos essenciais, como o transporte, a educação e saúde. Outro aspecto é que Santa Branca possui ao redor cidades turísticas e isso pode afetar a economia dos municípios vizinhos que dependem desses incrementos”, informa Waldemar.

O vereador Junior Mineiro destaca que os vereadores de Santa Branca e a prefeitura municipal também se mostram indispostos a proposta. Ele avalia que a contrapartida de recursos financeiros que o governo pretende aplicar também não é suficiente para repor os prejuízos que a cidade poderá sofrer. “É preciso avaliar as consequências para o município para os próximos anos e saber se a chegada do CDP trará mais prejuízos ou benefícios, mesmo que haja contrapartida do governo. Por isso trouxemos essa demanda ao deputado André para que nos auxilie no entendimento dessa questão”.

O deputado André do Prado recebeu o manifesto, seguido do abaixo-assinado com as 3500 assinaturas e se comprometeu a acompanhar junto ao governo do Estado a proposta de implantação do CDP em Santa Branca. “A possível implantação dessa unidade é vista com preocupação pelos parlamentares do município e pela sociedade civil organizada, por isso, precisamos dialogar com a Secretaria de Segurança Pública, e com os demais órgãos do governo envolvidos nessa discussão para chegarmos a uma conclusão positiva para a população”.

Atendendo ao pedido do grupo, o parlamentar levou a comitiva para entregar a cópia do documento para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira (PSDB). Na oportunidade, o presidente se colocou à disposição para as providências necessárias. André do Prado já colocou seu mandato a disposição para que as gestões necessárias com o governo do Estado se viabilizem.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.