DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

Deputado André do Prado reivindica instalação de um posto do Corpo de Bombeiros em Guararema

Atendendo a uma reivindicação do prefeito de Guararema, Márcio Alvino (PR), o deputado estadual André do Prado (PR) solicitou ao Governo do Estado de São Paulo a instalação de uma Companhia do Corpo de Bombeiros no município.

O município de Guararema é atendido pelo 5º Grupamento de Bombeiros Shangai, com sede em Mogi das Cruzes, que fica a uma distância de 25 km pela SP-66. “Ou seja, quando há alguma ocorrência, os bombeiros levam cerca de 30/40 minutos para chegar ao local”, ressaltou o deputado.

Somente Guararema conta com cerca de 30 mil habitantes, porém, a população dos municípios limítrofes (Salesópolis, Biritiba-Mirim e Santa Isabel) soma mais de 94 mil habitantes. Por isso, conforme o deputado, a necessidade da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Guararema é cada vez mais evidente.

“Além disso, o município de Guararema é um importante pólo de desenvolvimento regional e premência dessa necessidade evidencia-se com o crescimento da população, ocasionado pelo número de indústrias instaladas no município, entre elas a Petrobras, que emprega um número expressivo de trabalhadores, movimentando a economia local. Com o aumento da população, os fatores contribuem para a ocorrência de sinistros, o que denota a necessidade de brevidade na instalação da unidade na cidade”.

Em junho deste ano Mauro Savi esteve no município de Alto Araguaia e recebeu a reivindicação da população. Na época, o parlamentar ponderou que é possível buscar, por exemplo, parcerias com o empresariado para a compra da viatura, que representa o maior custo na instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros.

“Com a instalação de uma unidade no município, o seguro das empresas diminui consideravelmente”, explicou Savi, ao observar que se a prefeitura conseguir viabilizar parcerias e disponibilizar o prédio é possível destinar emendas próprias, a exemplo do que foi feito em municípios como Sorriso, Campo Verde, Colíder e Lucas do Rio Verde.

Nos últimos 10 anos várias empresas de grande porte, como a Bunge e Cargill se instalaram no município movimentando a economia local. Com isso, a população aumentou e a necessidade por segurança também.