DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

Deputado André do Prado solicita desassoreamento e limpeza no Rio Tietê em Suzano e Itaquaquecetuba

O desassoreamento solicitado pelo deputado André do Prado vai amenizar problemas de enchentes enfrentados pela população

O desassoreamento solicitado pelo deputado André do Prado vai amenizar problemas de enchentes enfrentados pela população

Em reunião no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) nesta quarta-feira (20), o deputado estadual André do Prado, acompanhado do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi e vereadores de Itaquaquecetuba Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca (Cidinha Assistente Social), Aparecida Barbosa da Silva (Cida da Fisioterapia) e Roberto Carlos do Nascimento Tito (Carlinhos da Minercal) solicitaram ao diretor de obras do DAEE, Francisco Loducca, o desassoreamento e a limpeza do Rio Tietê nos trechos entre os municípios de Itaquaquecetuba e Suzano.

Há um grande acúmulo de lixo e entulho no trecho do Rio Tietê que percorre as duas cidades, causando em épocas de excessivas chuvas, um aumento no volume de água, ocasionando enchente. O desassoreamento vai amenizar problemas de enchentes enfrentados pela população que residem em áreas próximas ao rio. 

O deputado André do Prado destaca a importância da limpeza do rio, que minimizará as ocorrências do tipo no local. “Com a realização dos serviços, vai ajudar a evitar ocorrências de enchentes, o que tem trazido muito transtorno às famílias que moram em bairros próximos. O nosso objetivo é que as famílias não tenham que se se preocupar cheias na região”, comentou.  

Entre os bairros atingidos em Suzano estão o Monte Cristo, o Miguel Badra e o Suzanópolis. Já em Itaquá, têm sido prejudicados os moradores dos bairros Jardim Fiorelo, Vilas Japão, São Carlos, Sônia e Maria Augusta. O farmacêutico Leandro Oliveira, a auxiliar de limpeza Renalda Bispo e a faxineira Maria José Bezerra são moradores do Maria Augusta e participaram da reunião para relatar os problemas enfrentados pelo bairro. “Há 15 dias estamos com casas cheias mesmo sem estar chovendo com força. A água não escoa”, resumiu Oliveira.

O vereador Carlinhos da Minercal falou da urgência por uma solução. “As famílias aguardam respostas. Elas moram longe do rio, não estão na várzea do Tietê. É hora de uma ampla limpeza para impedir que mais chuvas tirem a paz das pessoas que moram em Itaquá”, comentou.

A vereadora Cidinha Assistente pede uma ação rápida do Governo do Estado. “A gente não quer que as imagens e transtornos se repitam”, declarou.  

A vereadora Cida da Fisioterapia revela vários pedidos das famílias que moram perto das margens do rio. “É um pedido que sempre chega para nós”, concluiu.

O prefeito de Suzano agradece o apoio do deputado André do Prado e reforça a necessidade da realização do desassoreamento no local. “Com a ajuda do deputado André, esperamos que as melhorias sejam realizadas”, disse.  

O diretor informou que as solicitações serão avaliadas pelo setor técnico do DAEE, de forma a buscar formas de amenizar os transtornos à população.

COMENTÁRIOS