DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

Deputados Samuel Moreira e André do Prado se reúnem com Secretario do Meio Ambiente em busca de soluções para problemas enfrentados pelos bananicultores do Vale do Ribeira

Bananicultores do Vale do Ribeira

Em reunião realizada na terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Estado, representantes de bananicultores do Vale do Ribeira e da Fundação Florestal do Estado de São Paulo dialogaram e relataram sobre as dificuldades enfrentadas pela população que ocupam as áreas de preservação permanente (APP) no Vale do Ribeira, dentro da Estação Ecológica Juréia-Itatins e que, atualmente, precisam desocupá-las, em cumprimento às ordens judiciais, ocasionando sérios problemas de ordem social e econômico para a região do Vale do Ribeira.

O deputado estadual André do Prado (PR) participou da reunião acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Samuel Moreira, idealizador da reunião, e do Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.

A Fundação Florestal, representada pelo diretor executivo, Olavo Reino Francisco e pelos gestores dos núcleos ambientais Cizaltino (Litoral Sul) e Roberto (Vale do Ribeira), alegou que cumprem a orientação dos juízes das comarcas, e em se tratando de uma zona de preservação permanente, as medidas devem ser cumpridas. O Secretario do Meio Ambiente concorda que medidas devam ser tomadas a fim de entender quais os principais envolvidos no processo, mas, a preservação do meio ambiente precisa ser feita, sobretudo, em virtude das ocupações ocorridas após a criação da Estação Ecológica.

De acordo com a Fundação Florestal, há também uma área considerável de terras abandonadas e já foram expedidas liminares obrigando a derrubada de 100 mil pés de bananas, restando ainda 40 mil pés, cujos mandados podem ser cumpridos já nas próximas semanas.

Para o deputado André do Prado, embora os presentes à reunião não obtiveram uma resolução definitiva, pois outros encontros deverão ser agendados para que haja um consenso e entendimento sobre a situação enfrentada, foi possível compreender o problema da população que reside na localidade.

“Essa é uma questão social. Deve ser encarada com o máximo de seriedade, pois, foram identificadas famílias que vivem na zona rural e sobrevivem do plantio da banana. O trabalhador não sabe fazer outra coisa, senão plantar e colher. Não basta colocá-las na região urbana do município e dar por encerrado esse assunto. É preciso observar os envolvidos e contribuir para que haja uma resolutividade. Vamos continuar nessa luta para dar sequência às tratativas que foram abordadas”, indagou o parlamentar.

O presidente da Assembleia, deputado Samuel Moreira, acrescentou que estão previstas novas reuniões com os órgãos envolvidos no processo, como ministério público, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Itesp, além da Procuradoria Geral do Estado. O objetivo é encontrar soluções para a população que sobrevive do plantio da banana. O parlamentar, que articulou a reunião na Assembleia, garante que vai dar sequência as providências necessárias. “O encontro realizado entre os interessados foi um importante passo no processo de mobilização, uma vez que a comunidade precisa ser esclarecida sobre o que vem acontecendo. Além disso, gerar debates e esclarecê-los é uma das funções desse grupo, que tem procurado medidas para enfrentar as adversidades”, alegou.

O deputado André do Prado avalia que o apoio do presidente Samuel Moreira permitirá importantes avanços nos órgãos do governo estadual. Com isso, ressalva, será possível ganhar tempo até que uma medida seja encontrada e a população não sofra as consequências. “Ao lado do deputado Samuel Moreira, vamos nos empenhar para que audiências e providências cabíveis sejam realizadas”.

Estavam presentes os Prefeitos Sergio (PSB) de Pedro de Toledo e Dr. João (PSB), de Miracatu, além dos vereadores Gian Palito (PR), de Sete Barras, de Miracatu os vereadores Moysés (PR), Clayton (PR), Tiemi (PR), Junior Baiano (PSB), Italianinho (PSB), Vinícus (PMDB), Joel (PSC), além do Presidente do PR, Renato Bolsonaro. De Pedro de Toledo, o Presidente da Câmara, Paulo Eduardo (PSB), a vereadora Débora da Saúde (PTB) e vereador Sérgio (PSB). O Sr. Joanil representou a Associação dos moradores do Bairro Santa Rita, de Miracatu e o Sr. Sebastião Silva, da Associação de moradores do bairro Colina Verde, de Pedro de Toledo. Representantes da Associação de Bananicultores de Miracatu (ABAM) e Associação de Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR) também estiveram na reunião.