Em Jacareí, deputado André do Prado acompanha, ao lado do prefeito Izaias Santana, a inauguração de duas creches

Deputado André do Prado discursa em inauguração de creche em Jacareí

Deputado André do Prado discursa em inauguração de creche em Jacareí

A população dos bairros de Villa Branca e Residencial Santa Paula, em Jacareí, passam a contar com duas creches que, juntas, somam 330 novas vagas de ensino infantil na rede municipal de ensino. A convite do prefeito Izaias Santana, o deputado estadual participou das cerimônias de inauguração e destacou que vai continuar empenhado na busca por investimentos à cidade.

Para o parlamentar, o investimento na educação infantil é um acerto, já que proporciona um reforço na preparação para o estudante do futuro. “Quando se investe na educação básica, a cidade pode planejar uma formação mais ampla dos alunos. Costumo dizer que é um acerto para o futuro”, afirmou.

A creche do Villa Branca foi construída com recursos (custou R$ 1.750.000,00) do Governo do Estado e tem capacidade para 180 alunos. Ela conta com sete salas de aula, sala multiuso, lactário, sala dos educadores, espaços administrativos, além de área de recreação.

Já a do bairro Santa Paula é para 150 crianças, custou R$ 1,5 milhão, e teve verbas da União. A unidade tem cinco salas de aula, fraldário, lactário, sala multiuso e espaço de recreação. As duas passam a receber os alunos nesta segunda (26).

O prefeito Izaias Santana agradeceu o empenho dos deputados (estadual) André do Prado e (federal) Marcio Alvino na obtenção de ajuda nas duas esferas para que a cidade pudesse investir em educação. “Graças a estes dois grandes deputados, Jacareí tem podido investir em educação. Tanto na básica quanto na superior com a chegada, por exemplo, da Univesp”, afirmou.

O polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi uma intermediação de André do Prado junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, comandada pelo vice-governador Márcio França. Ela é considerada a quarta universidade pública estadual (as demais são USP, Unicamp e Unesp), conta com cursos na modalidade a distância e diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação com validação das outras instituições de ensino do Governo do Estado. Em Jacareí terão turmas de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública.

Os cursos são de graça e têm a mesma duração dos tradicionais (de três a cinco anos). Os alunos fazem as aulas de casa ou do trabalho (qualquer local com acesso à internet) e comparecem ao polo a cada 15 dias (no primeiro ano) para a realização de atividades / provas supervisionadas. A partir do segundo, a exigência é uma vez por mês.

“A Univesp é um grande projeto de incentivo e acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Fiz questão de mostrar ao Governo que o projeto pode e vai contribuir bastante com Jacareí”, comentou o parlamentar. As atividades do polo começam nesta semana.

Participaram dos eventos o vice-prefeito, Edgard Sasaki, os vereadores Lucimar Ponciano (Presidente da Câmara Municipal), Paulinho dos Condutores, Abner Rosa, Valmir do Meia Lua, Rodrigo Salomon, Juarez Araújo, Aderbal Sodré e Paulinho dos Esportes, além de lideranças locais.

Visita à associação

Após as inaugurações, o deputado André do Prado, acompanhado pelos vereadores Paulinho dos Condutores e Abner Rosa, visitaram a Associação Fênix, no bairro Rio Comprido. Eles foram recebidos pelos diretores Juliana e Ricardo Dualibi.

São 300 crianças e adolescentes atendidos, em média, pela instituição. Por lá, eles têm aulas de informática, esportes, além de atendimentos de saúde e de assistência social. “Fiz questão de conhecer porque o projeto é importante para o bairro e para a cidade. Me coloquei à disposição para ajudar com intermediações junto ao Estado e batalhar para que a Fênix consiga o título de utilidade pública estadual, o que viabiliza o repasse de recursos estaduais”, explicou.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.