DEPUTADO ESTADUAL

ANDRÉ DO PRADO

Partido da República

NOTÍCIAS

Para obtenção de licenciamento no Projeto de Criação de Peixes em Santa Isabel, André do Prado vai à Cetesb pedir celeridade na emissão de autorizações

Projeto de Criação de Peixes em Santa Isabel

Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), na sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb, com o presidente da Companhia, Otávio Okano, o deputado estadual André do Prado (PR), o vereador Cleber Kerchner, o Clebão do Posto (PR), e o presidente da Associação dos Pescadores Amadores de Santa Isabel África Nilo – Aspasian, Jair Simão Ferreira, obtiveram a garantia do órgão que estudos e avaliações técnicas serão realizados para a liberação do licenciamento da atividade promovida pela Associação. Representantes do Instituto de Cidadania Empresarial – ICE, que coordenará o projeto caso seja viabilizado, também participaram da reunião.

Segundo o presidente da Aspasian, o coletivo de pescadores espera instalar o projeto de criação de peixes em tanques redes, na Represa do Jaguarí, no município de Santa Isabel. O projeto consiste na instalação de tanques rede para a criação de peixes para comercialização, e geração de renda para famílias carentes do município.

Após mais uma etapa na tentativa de obtenção das autorizações necessárias para a instalação do projeto, o presidente da Associação dos Pescadores enfatizou que continuará empenhado para a concessão do procedimento, tendo em vista que precisa passar pela análise dos técnicos da Cetesb.

“Como o projeto é inovador na região, sobretudo por que faz uso da represa do Jaguarí, o que, do ponto de vista ambiental, exige todo o cuidado necessário, as questões burocráticas ainda retardam a concretização do projeto, mas devemos respeitar os prazos e seguir buscando apoio dos órgãos responsáveis, claro com a ajuda do deputado André do Prado”, afirma Jair.

O vereador Clebão do Posto explica que se concretizado, o ICE será o coordenador do projeto, com apoio do Banco Internacional de Desenvolvimento de Bogotá, na Colômbia, o BID. “Com uma gestão sendo realizada por órgãos competentes e com subsídio internacional, sem dúvida alguma alcançaremos pleno êxito no desenvolvimento desse projeto”, declara o vereador.

Para o deputado André do Prado, o principal objetivo de incentivar a criação de peixes em tanques-rede no município, é transformar a atividade, em comércio direto, gerando lucros para os isabelenses. “Por isso, a importância de incentivar os agricultores familiares a aproveitarem, de maneira sustentável, áreas que possuem grandes recursos hídricos. Não é um procedimento fácil, mas vamos continuar na luta para conseguir o licenciamento dessa atividade”, afirma André do Prado.

A Cesteb informa que os trâmites burocráticos deverão ser cumpridos, sobretudo, no que se refere à qualidade da água. A associação deverá apresentar laudos que atestem a quantidade de agentes químicos e orgânicos na água, a fim de que não haja disseminação de possível contaminação. O presidente da Apasian, Jair Simão Ferreira, informa que a associação tem buscado realizar todo o estudo necessário com biólogos e zootecnistas, para que esse projeto transcorra da maneira mais correta possível.

“A nossa preocupação também contempla as questões ambientais, sobretudo, por que não há na região projetos desse porte. Nossos estudos já apontaram, por exemplo, que 10% da represa do Jaguarí têm níveis de poluentes acima do ideal”, afirmou Jair.