Autorizada usina de tratamento de resíduos no Alto Tietê, comemoram deputado André do Prado e prefeito Márcio Alvino

As cidades de Guararema, Biritiba Mirim, Arujá, Salesópolis e Mogi das Cruzes formalizaram em evento público, no último dia 28, parceria firmada com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para implantação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos no Alto Tietê. O projeto conta com o apoio do deputado estadual André do Prado, que acompanhou a evolução do projeto até a autorização do Estado para realizar o serviço na região, com previsão de operar a partir de 2015.

Para a elaboração do projeto, a presidente da Sabesp, Dilma Pena, informou que já está desenvolvendo estudos com base em tecnologias de tratamento térmico com aproveitamento energético. Até o final deste ano, serão definidas as condições de viabilidade e a modelagem do negócio.

Para o deputado André do Prado, a usina será a primeira unidade do tipo a ser instalada em território nacional, por isso, trará destaque às cidades envolvidas no projeto. “O modelo tem características semelhantes às usinas já implantadas em Tóquio, Paris e Bréscia, que é uma província italiana”, observou.

Os detalhes do projeto foram apresentados pela Sabesp durante a formalização do protocolo de intenções. Além dos prefeitos da região, a cerimônia reuniu representantes da sociedade civil. “A usina de tratamento terá capacidade para 500 toneladas diárias de lixo. A unidade pode receber resíduos sólidos da coleta e limpeza pública ou rejeitos da reciclagem”, disse a presidente da companhia, Dilma Pena.

A eficiência no desempenho da usina depende também do andamento do processo de reciclagem dos municípios. “O projeto dará ainda mais força para a nossa atuação na coleta seletiva. É menos lixo que será encaminhado à usina. Já temos um forte trabalho sendo realizado na reciclagem”, pontuou o prefeito de Guararema, Marcio Alvino, que enfatizou o trabalho do município na arrecadação de garrafas Pet para o Guararema Cidade Natal.

Guararema já se empenha para elaborar o plano diretor municipal de resíduos sólidos. “Com isso, finalizaremos a primeira etapa para implantação do empreendimento”, afirmou Alvino.

André do Prado completa: “O primeiro passo é o plano municipal e a autorização dos municípios para que a Sabesp vá em frente com o projeto. Diante disso, Guararema está trabalhando para a execução do plano municipal, para que, posteriormente, consigamos concluir os estudos de viabilidade”.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.