NOVA CONQUISTA: CONSEMA aprova anteprojeto da Lei Específica do Alto Tietê Cabeceiras

cabeçalho (2)

Deputado André do Prado comemora mais uma etapa para aprovação da Minuta

Em consequência do trabalho e do esforço do deputado estadual André do Prado (PR) um projeto fundamental para o desenvolvimento econômico e social das cidades que são preservadas pela Lei de Mananciais na região do Alto Tietê e também para a preservação dos recursos hídricos nessa região, foi aprovado por unanimidade pelo CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente, nesta terça-feira (28/01), o texto do Anteprojeto da Lei Específica do Alto Tietê Cabeceiras.

A minuta do anteprojeto foi submetida à apreciação de técnicos dos órgãos vinculados à SMA – Secretaria do Meio Ambiente do Estado, inclusive, com a participação do secretário Bruno Covas – Presidente do Conselho, ao qual recebeu propostas e sugestões de alterações.

A partir dessa aprovação, o Anteprojeto segue agora para o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, órgão vinculado ao Governo do Estado e composto pelos 39 municípios que integram a Região Metropolitana, cujo presidente é o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e após seguirá para avaliação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), para aprovação, que remeterá o texto à Casa Civil.

De acordo com o deputado André do Prado, presidente da Frente Parlamentar do Alto Tietê e coordenador da Audiência Pública sobre a Lei Específica do Alto Tietê Cabeceiras, já existe uma articulação feita pelos órgãos envolvidos para a aprovação da minuta no Conselho “CDM”.

cabeçalho (1)

Com isso, abre-se a perspectiva do governador enviar o Projeto para a Assembleia Legislativa no decorrer de 2014. Dessa forma, o projeto que garantirá o sistema produtor de água, a regularização de loteamentos e ocupações em Salesópolis, Biritiba Mirim e outras cidades da região, poderá ser transformado em lei.

Por esse motivo, o deputado André do Prado (PR), que em outubro desse ano promoveu uma audiência pública para acelerar o andamento e aprovação do anteprojeto, destacou a importância da aprovação do projeto no Comitê de Bacias.

“Após a chegada à Alesp, o projeto passará por análise nas comissões para ser votado em plenário. A nossa expectativa é que toda a tramitação seja realizada em 2014. Essa foi mais uma etapa importante, pois a minuta do anteprojeto já foi aprovada por dois órgãos fundamentais, um enorme passo foi dado em direção a aprovação dessa Lei. Vamos continuar acompanhando e articulando até chegar a Assembleia. Todos os municípios cobertos pela Bacia Hidrográfica do Alto Tietê esperam pela aprovação dessa matéria”, disse o deputado.

Participaram da reunião do CONSEMA, além do deputado André do Prado, o secretário do comitê, Rui Brasil Assis, o coordenador do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua), Amauri Pollachi, como também o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael (PR), a secretária municipal de meio ambiente de Salesópolis, Solange Wuo, o secretário de meio ambiente de Mogi das Cruzes, Romildo Campello, entre outras autoridades da região do Alto Tietê interessadas no assunto.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.