Deputado André do Prado e Prefeito Marcio Alvino pedem ao Secretario de Segurança Pública construção de nova sede do Batalhão de Polícia de Guararema e aumento de efetivo policial

cabeçalho PM

A prefeitura de Guararema já garantiu área para construção da nova sede da 3° Cia do 17° BPM/M. Pedido do aumento de efetivo também será avaliado pelo secretário Fernando Grella Vieira

O deputado estadual André do Prado (PR), o prefeito de Guararema, Marcio Alvino (PR), e o secretário de Defesa Civil do município, Edson Roberto Moraes, foram à Secretaria Estadual de Segurança Pública pedir aumento do efetivo policial no município e região e a construção das novas instalações da sede da 3° Companhia do 17° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. A solicitação foi feita ao secretário estadual de segurança pública, Fernando Grella Vieira. A medida visa dar segurança aos moradores de Guararema e do entorno, que somadas, chegam à 70 mil habitantes.

A formalização de convênio entre o governo do Estado e o município de Guararema para execução de obras de construção de uma sede para a 3° Cia do 17° BPM/M poderá garantir projeto arquitetônico diferenciado, moderno e que garanta todas as condições para o funcionamento da corporação. O prefeito Marcio Alvino adianta que já possui uma área para abrigar a nova sede, em localização estratégica, definida pela Polícia Militar, na entrada da cidade. Segundo ele, as instalações serão bem dimensionadas, com academia, sala de treinamento, refeitório e alojamentos. “É preciso considerar a 3° Cia engloba a sede administrativa e operacional de três cidades, em pleno desenvolvimento econômico e social. Juntas, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis somam cerca de 70 mil habitantes. É importante que a operacionalidade da segurança dessas três cidades seja preservada”, aponta o prefeito.

O secretário de Defesa Civil do município, Edson Roberto Moraes, avalia que equipamentos modernos trazem impactos positivos no dia-a-dia da corporação. O trabalho passa a ser executado com mais eficiência, garante. Atualmente a sede está localizada em prédio alugado, no centro da cidade, cujos custos com aluguel, água e luz são de responsabilidade da prefeitura.

Para o deputado André do Prado, a proposta do prefeito de Guararema visa atender às necessidades da população e da região, cujo crescimento populacional e desenvolvimento econômico é também acompanhado pelo aumento da criminalidade. Para ele, fomentar políticas atentas ao bem-estar das pessoas é o dever do administrador e a realização de parcerias com o governo estadual pode garantir a efetividade dessas ações. “Guararema é cortada pelas principais rodovias paulistas, sendo que boa parte da economia do Estado passa por aqui, o que, inevitavelmente, incide sobre o aumento da criminalidade. Além disso, sabemos que as rodovias que cruzam a região são as principais rotas de criminosos que atuam na capital e no interior do Estado. Trabalhar para que a criminalidade não se instale na região é o nosso compromisso”, garante André do Prado.

Na avaliação do secretário Fernando Grella, a proposta do prefeito Marcio e do deputado André do Prado é importante e será estudada criteriosamente. O número de habitantes ao alcance da 3° Cia do 17° BPM/M é alto e espera, já nos próximos dias, conversar com o comandante da Polícia Militar, Cel. Benedito Roberto Meira, a fim de verificar a disponibilidade. “De qualquer forma, acredito que podemos colaborar nesse importante projeto. Vamos avaliar e posicioná-los a esse respeito”, informou Grella.

Com relação ao aumento do efetivo, o secretário destacou as ações da pasta na realização de concursos para o aumento de policiais e de ações planejadas com os municípios a fim de garantir mais segurança às cidades. “Sem dúvida o Alto Tietê será contemplado com o aumento de efetivo. Estamos elaborando programas e ações no sentido de conferir tranquilidade à população”, apontou o secretário.

Segundo levantamento da prefeitura, para cobrir uma área de 1013,219 km e 70 mil habitantes, conferindo os municípios de Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, a atual estrutura conta com apenas uma viatura, supervisionada por uma viatura do Comando de Grupo de Patrulha (CGP). O prefeito Márcio Alvino alega que quando há um chamado em áreas distantes, as demais localidades ficam desguarnecidas. A situação piora quando uma ocorrência é levada até o distrito policial e a viatura e o efetivo lá se mantém até que sejam concluídos os trabalhos. “A criminalidade já identificou a fragilidade da região. Por isso nossas atenções estão voltadas para a execução de um plano de segurança com bem elaborado e com operacionalidade, por isso novas instalações e mais efeitivo”, informa.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.