Presidente da Alesp participa da abertura da campanha Abril Marrom

Com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção, riscos da cegueira e a importância do diagnóstico precoce de doenças oculares, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, abriu a campanha Abril Marrom, uma ação desenvolvida pelo Instituto Suel Abujamra em parceria com a ONG Renovatio, Instituto Verter e Fundação Dorina Nowill para Cegos.

“A visão é um dos sentidos mais preciosos e essenciais para a nossa qualidade de vida. É crucial reconhecer que a cegueira e as deficiências visuais não são apenas problemas individuais, mas também questões de saúde pública e desenvolvimento social. A perda da visão pode ter um impacto profundo na vida de uma pessoa, afetando sua independência, sua capacidade de se sustentar financeiramente e sua participação na sociedade. Além disso, as consequências emocionais e psicológicas da cegueira são igualmente significativas, podendo levar a sentimentos de isolamento, depressão e perda de autoestima”, ressaltou o presidente.

Com números alarmantes fornecidos pela OMS, é evidente a importância de ações como essa. No Brasil, 6,5 milhões de pessoas têm baixa visão, e 500 mil são cegas.

O CEO do Instituto Suel, Caio Abujamra, ressaltou que 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com diagnóstico precoce. “Esse é o motivo da campanha Abril Marrom. É despertar nas pessoas a importância da prevenção”, comentou.

De acordo com a OMS, só o glaucoma deve afetar 11,8 milhões de pessoas no mundo em 2040. É um mal silencioso, detectado em exames oftalmológicos. Não tem cura, mas o tratamento com colírios faz o controle da doença. O evento contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e profissionais da área.

No Comments

Post A Comment