Na DRS 1, deputado André do Prado e prefeito Gian Lopes pedem ajuda ao Estado

Investimento do Estado para o Hospital Municipal Guido Guida e a ampliação de oferta de vagas para os pacientes de Poá, nas unidades de referência de atendimento de média e alta complexidade foram os assuntos discutidos pelo deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, e pelo prefeito Gian Lopes, com a diretora técnica do Departamento Regional de Saúde (DRS) 1, Vânia Tardelli, e sua equipe em São Paulo. Participaram da reunião o vice-prefeito, Marquinhos Indaiá; o secretário municipal de Saúde, Greg Dias e o diretor de Saúde do Município, Walter Gurgel.

Durante a reunião, o deputado André do Prado argumentou que o hospital municipal tem feito um atendimento regional, com pacientes de cidades como: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e até da Capital e não recebe nenhum recurso do Estado para prestar este serviço.

Reunião na DRS-1 com o prefeito de Poá

Reunião na DRS-1 com o prefeito de Poá

“É uma situação muito complexa porque os pacientes chegam a todo o momento no hospital para receber atendimento, no entanto, quem está pagando pelo serviço é, apenas, a Prefeitura de Poá”, ressaltou o parlamentar.

A situação tem gerado até um desequilíbrio financeiro no município, que investe mais de 30% de seu orçamento para a área da saúde.

O prefeito de Poá, Gian Lopes, acrescentou, ainda, que a cidade tem encontrado dificuldades na obtenção de vagas nos hospitais de referência na região, principalmente, pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e no plantão controlador. “Esta é uma dificuldade que estamos encontrando e precisamos de uma ação da DRS 1 para nos ajudar a fim de que os pacientes de media e alta complexidade sejam atendidos nas unidades de referência”, argumentou.

O prefeito, ainda, manifestou o interesse de o município voltar a integrar a Rede Cegonha, para prestar cuidados as mulheres gestantes desde o acompanhamento da gravidez até o parto.

Vânia Tardelli comentou a necessidade de o município participar das reuniões do colegiado de saúde na região a fim de pactuar os interesses da cidade nas unidades do Estado. Além disso, fará uma reunião com a direção dos hospitais da região a fim verificar a questão do atendimento bem como da oferta de vagas para atendimento de média e alta complexidade.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.