03 abr Em Vargem Grande Paulista, deputado André do Prado acompanha inauguração de estação de água do novo sistema da Sabesp para abastecimento da Grande SP
Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o deputado estadual André do Prado esteve em Vargem Grande Paulista para participar da solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA), que integra o Sistema São Lourenço, e fica na cidade. O prefeito anfitrião, Josué Ramos, marcou presença.
O parlamentar aponta que o novo sistema é uma grande realização para evitar problemas futuros no abastecimento à população. “O Estado de São Paulo teve, recentemente, uma das estiagens mais longas dos últimos 84 anos. A entrega desta obra dá ao povo paulista a garantia de abastecimento. É um investimento para o presente e futuro”, comentou.
O Sistema São Lourenço é um investimento do Governo do Estado de R$ 2,21 bilhões e capta água na represa Cachoeira do França, em Ibiúna. A vazão retirada passa por 50 quilômetros de tubulação de aço-carbono até chegar à nova estação de tratamento, em Vargem Grande Paulista. Neste trajeto, a água sobe 330 metros de altitude na Serra de Paranapiacaba, graças a cinco bombas na captação, com uma potência de 40 mil cavalos.
Depois disso, a água vai por mais 32 quilômetros para ser oferecida aos moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande. Com o novo sistema, os mais antigos Cantareira, Alto Cotia e Baixo Cotia deixam de abastecer estes municípios e reforçam outras regiões da Grande SP. Desta forma, o Sistema São Lourenço contribuirá com o serviço de oferta de água potável a 22 milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
“Sempre costumo destacar o impacto econômico que as obras do Governo do Estado trazem. Esta, por exemplo, gerou 4,5 mil empregos diretos e indiretos, sendo que boa parte dos contratados é da região. Outra coisa é inovação das obras. Foram instalados tubos embaixo da rodovia Raposo Tavares pelo método não destrutivo. Uma máquina fazia a escavação na terra para impedir que a pista tivesse que ser interditada”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Para o prefeito Josué Ramos, as obras representam um desenvolvimento para a região e mais qualidade de serviço. “É um investimento alto feito em nossa região, que gera emprego e garante água na torneira das pessoas”, disse.
Estiveram na solenidade os prefeitos Paulo Barufi (Jandira), Rogério Franco (Cotia) e João Melo (Ibiúna), além dos secretários de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, do secretário-adjunto do Meio Ambiente, Eduardo Trani e do superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari.
Sorry, the comment form is closed at this time.