​​Em Vargem Grande​ Paulista​, deputado André do Prado acompanha inauguração de estação de água do novo sistema da Sabesp para abastecimento da Grande SP

Deputado André do Prado e governador Geraldo Alckmin conversam sobre obras da Sabesp em Vargem Grande Paulista

Deputado André do Prado e governador Geraldo Alckmin conversam sobre obras da Sabesp em Vargem Grande Paulista

Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o deputado estadual André do Prado esteve em Vargem Grande Paulista para participar da solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA), que integra o Sistema São Lourenço, e fica na cidade. O prefeito anfitrião, Josué Ramos, marcou presença.

O parlamentar aponta que o novo sistema é uma grande realização para evitar problemas futuros no abastecimento à população. “O Estado de São Paulo teve, recentemente, uma das estiagens mais longas dos últimos 84 anos. A entrega desta obra dá ao povo paulista a garantia de abastecimento. É um investimento para o presente e futuro”, comentou.

O Sistema São Lourenço é um investimento do Governo do Estado de R$ 2,21 bilhões e capta água na represa Cachoeira do França, em Ibiúna. A vazão retirada passa por 50 quilômetros de tubulação de aço-carbono até chegar à nova estação de tratamento, em Vargem Grande Paulista. Neste trajeto, a água sobe 330 metros de altitude na Serra de Paranapiacaba, graças a cinco bombas na captação, com uma potência de 40 mil cavalos.

Depois disso, a água vai por mais 32 quilômetros para ser oferecida aos moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande. Com o novo sistema, os mais antigos Cantareira, Alto Cotia e Baixo Cotia deixam de abastecer estes municípios e reforçam outras regiões da Grande SP. Desta forma, o Sistema São Lourenço contribuirá com o serviço de oferta de água potável a 22 milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

“Sempre costumo destacar o impacto econômico que as obras do Governo do Estado trazem. Esta, por exemplo, gerou 4,5 mil empregos diretos e indiretos, sendo que boa parte dos contratados é da região. Outra coisa é inovação das obras. Foram instalados tubos embaixo da rodovia Raposo Tavares pelo método não destrutivo. Uma máquina fazia a escavação na terra para impedir que a pista tivesse que ser interditada”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Para o prefeito Josué Ramos, as obras representam um desenvolvimento para a região e mais qualidade de serviço. “É um investimento alto feito em nossa região, que gera emprego e garante água na torneira das pessoas”, disse.

Estiveram na solenidade os prefeitos Paulo Barufi (Jandira), Rogério Franco (Cotia) e João Melo (Ibiúna), além dos secretários de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, do secretário-adjunto do Meio Ambiente, Eduardo Trani e do superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.