A pedido da Frente Parlamentar do Alto Tietê, comando-geral da PM fará audiência pública em Mogi das Cruzes

A pedido da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo deputado André do Prado, o recém nomeado comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Roberval Ferreira França, fará uma audiência pública no Centro Municipal de Formação (Cemforpe), em Mogi das Cruzes, na primeira quinzena de julho, com o objetivo de compartilhar as estratégias do atual comando para a região e oficializar o nome do novo comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPAM-12).

Após ter se comprometido recentemente com o coordenador da Frente Parlamentar, deputado André do Prado, o coronel informou hoje (14) durante reunião com o parlamentares na sede do comando, na capital, que estará em Mogi das Cruzes no próximo mês.

“A audiência pública será importante para que as autoridades e representantes da sociedade civil possam debater as questões de segurança pública e conhecer as ações da pasta que serão realizadas na região nos próximos anos através do novo comando”, disse André do Prado. Como interlocutor da sociedade civil, o parlamentar solicitou ao coronel que sejam apresentadas na audiência o cronograma de ações do policiamento.

Os problemas de segurança que afetam Mogi das Cruzes foram apresentados durante a reunião pelo vereador Mauro Araújo, que aceitou o convite de André do Prado para expor a realidade do município ao comando de Policiamento do Estado. “Pela primeira vez na história, a segurança pública tem sido a principal preocupação dos moradores de Mogi das Cruzes, conforme pesquisas realizadas na cidade, antes estavam à frente educação e saúde. Gostaríamos que o comando-geral tivesse o compromisso de dar maior atenção à região, principalmente ao 17° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, instalado em nossa cidade”, disse Araújo. Segundo ele, o batalhão tem 35% de déficit no número de homens.

A definição do novo comandante do CPAM-12 também entrou na pauta da reunião. “A rápida passagem dos últimos comandantes pelo CPAM-12 inviabiliza uma estratégia de segurança pública clara na cidade. Queremos uma atuação efetivada e em conjunto com a administração municipal para discutir os problemas”, comentou André do Prado e Araújo. ”Acreditamos no trabalho dos policiais. Isso ajudará a minimizar os problemas”, completou o coordenador da Frente Parlamentar.

Em resposta ao questionamento dos parlamentares, o coronel afirmou que até o próximo mês será feita a nomeação do novo comandante do CPAM-12. “Ele vai chegar com um plano estratégico, aplicará uma cronograma de ações e ainda terá uma atuação próxima aos poderes legislativos e municipais.” A oficialização da nomeação deve ser feita durante audiência no Cemforpe na primeira quinzena de julho.

O coronel aproveitou a reunião para apresentar um mapa temático sobre os índices de segurança na região. A apresentação contou com explanações do comandante interino do CPAM-12, o tenente-coronel Mauro Roberto dos Santos. A reunião também teve a participação do coronel da grande São Paulo, Marco Miguel, e do adjunto operacional do comando geral da PM, coronel Paulo Balthasar.

“A cobrança da comunidade tem sido bem recorrente. Devido ao alto número de roubos e furtos. A gente sabe que não é fácil. A iniciativa do deputado André do prado aproxima a sociedade civil da polícia. A gente percebe que as pessoas sempre querem mais na questão da segurança”, disse o deputado Alencar Santana. Além dele, representantes dos deputados Luiz Carlos Gondim e Heroilma Tavares participaram da reunião.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.