10 set Deputado André do Prado busca apoio do Estado para manter funcionamento da UTI neonatal da Santa Casa de Suzano
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, o deputado estadual André do Prado (PR) intermediou nesta manhã (10), na secretaria Estadual de Saúde, uma reunião entre o interventor da unidade, o doutor Marco Antonio Izzo, e o responsável pela Coordenadoria de Regiões e Saúde (CRS), Affonso Viviani Júnior.
Recentemente, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital passou por adaptações com a finalidade de aumentar o número de leitos. Com isso, aumentou a despesas do setor. Na época, o interventor recorreu ao apoio do deputado André do Prado, que intermediou junto ao secretário estadual de Saúde, Drº Guido Cerri, e conseguiu a liberação de R$ 1 milhão para o funcionamento do setor durante os últimos três meses.
Para conseguir arcar com as despesas da UTI neonatal até a aprovação e liberação de recursos do Programa Rede Cegonha do governo Federal, o interventor Marco Izzo solicitou mais uma vez a intermediação de André do Prado. Como coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, o deputado articulou a agenda na Secretaria Estadual de Saúde.
A situação é agravante, segundo o interventor Izzo, que na oportunidade afirmou ao coordenador de Saúde que a UTI neonatal do estabelecimento poderá ser fechada se não houver apoio do governo do Estado na liberação de aporte de recursos financeiros. Marco Izzo explicou que sem ajuda dos governos Federal e Estadual será impossível manter a UTI nos próximos meses diante do atual déficit orçamentário mensal em manter o funcionamento dos leitos.
“Isso porque a unidade hospitalar aguarda o credenciamento dos leitos junto ao Ministério da Saúde. A previsão era de até o final de julho os recursos estarem disponíveis por meio do programa Rede Cegonha, para custear os outros leitos. Até lá, se não houver uma ajuda urgente para a Santa Casa de Suzano, vamos fechar a UTI, que presta atendimento não só a Suzano, mas a região do Alto Tietê. Menos leitos de UTI em nossa região e em nosso Estado põem em risco, com certeza, a saúde de nossa população”, afirma o interventor.
Para o deputado André do Prado, é sabido e notório que o custo para manter a UTI Neonatal é elevado. “Mas os resultados conquistados, como a queda da mortalidade infantil em Suzano e Mogi das Cruzes, mostram que o Estado não pode deixar de investir no Alto Tietê.”, disse o deputado.
De acordo com o coordenador Affonso Viviani Júnior, a Secretaria de Saúde será notificada imediatamente diante da urgência que o caso requer. “Vamos acionar o secretário Guido Cerri e verificar o que poderá ser feito para ajudar essa unidade que presta atendimento aos Municípios do Alto Tietê”.
Segundo o interventor Izzo, a audiência serviu para orientar quais os passos que devem ser tomados a partir de agora para alcançar a aprovação do Programa Rede Cegonha. “Apresentamos nossa situação e explicamos a necessidade dos recursos para dar andamento ao atendimento prestado na UTI Neonatal. A coordenadoria se mostrou positiva aos nossos pedidos. Esperamos alcançar o quanto antes o aporte financeiro do Rede Cegonha”, completou Izzo.
André do Prado aproveitou para enfatizar que, além de Suzano, os benefícios refletem em toda região. “Não podemos retroceder diante dos investimentos feitos pelo Estado na região do Alto Tietê. Esses recursos minimizaram o déficit de vagas nos hospitais. Por isso, para resolver essa situação, vamos buscar o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Saúde”, avaliou o deputado.
Sorry, the comment form is closed at this time.