Deputado André do Prado e prefeito Elzo Elias tratam de demandas ambientais com a secretária de Estado do Meio Ambiente

O deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, acompanhado pelo prefeito de Igaratá, Elzo Elias de Oliveira Souza, esteve com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patricia Iglesias, hoje (8 de março), com a finalidade de solicitar  maior apoio do escritório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)  para realização de procedimentos no licenciamento ambiental e, ainda, a contribuição da Secretaria para solucionar o impasse das ocupações na orla do reservatório e as contrapartidas ambientais por ocasião da interligação do Represa Jaguari com o Sistema Cantareira.

Na oportunidade, o deputado e prefeito solicitaram o desembargo de uma área que, inclusive, foi motivo de dois autos de infração em 2012, cuja defesa foi realizada, mas o município não obteve resposta.

O deputado André do Prado abriu a reunião ressaltando que são demandas importantes do município, principalmente, esta questão das moradias e ocupações próximas à orla da represa, uma vez que o município tem no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) sua principal renda. “Precisamos de uma avaliação criteriosa e um ajuda do Estado a fim de que estas construções possam ser regularizadas,  seguindo o que a legislação estabelece”, argumentou.

O prefeito Elzo Elias pediu uma questão especial da Secretaria para resolver estes impasses. “Além desta questão das moradias próximas ao reservatório, temos a questão das contrapartidas ambientais por ocasião da interligação do Jaguari ao Cantareira. Precisamos realizar esta ação porque na cidade estão sendo colocados 13 quilômetros de adutoras que ligará as duas represas”, ressaltou.

A secretária Patricia Iglesias ouviu com atenção aos pedidos do deputado e do prefeito e disse quanto as estas demandas irá encaminhá-las aos órgãos e departamentos da Secretaria a fim de resolvê-las. “Quanto à questão das moradias próximas ao reservatório, vou falar, pessoalmente, com o secretário Benedito Braga [Saneamento e Recursos Hídricos], para que possamos verificar esta demanda. Assim que conversar com ele a respeito, vou posicioná-los do que tratamos”, comentou Patricia Iglesias.

Sobre as contrapartidas ambientais em decorrência das obras de interligação do Jaguari ao Cantareira, a secretária acredita que a implantação do Programa Nascentes, que visa o plantio de árvores próximas as áreas de mananciais e represas, poderá ser uma alternativa para esta questão. “Vamos verificar a melhor maneira de ajudar nesta situação. Temos este programa [Nascentes] e outros da Secretaria que poderá servir também para o município”, finalizou.

As questões referentes a uma maior apoio do escritório da Cetesb da região e dos autos de infração comentados pelo deputado e o prefeito, a secretária determinou que seus colaboradores possam verificar estas demandas e encaminhar as respostar no menor tempo possível.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.