Deputado André do Prado e relator da CPI das Santas Casas ouvem demandas da área da Saúde no Vale do Paraíba

Líder do Partido da República na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e membro efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, André do Prado esteve nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, em Guaratinguetá para ouvir as demandas atuais de provedores e interventores quando a Saúde das entidades que prestam atendimentos aos pacientes que precisam de socorro no Vale do Paraíba.

Ex-secretário de Saúde do município de Guararema, André do Prado tem feito um trabalho importante na CPI das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, afinal, tem ajudado aos responsáveis das unidades de atendimento a buscarem saídas importantes para a crise financeira em que se encontram, principalmente no que tange aos baixos valores pagos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, pelos procedimentos efetivamente realizados.

“Nosso objetivo é buscar saídas. Esse é o propósito que o relator da CPI das Santas Casas, deputado Padre Afonso Lobato, e eu temos. Não estamos procurando culpados. Os valores repassados pelo SUS são escassos e a população precisa continuar sendo atendida com dignidade”, enfatiza o deputado André do Prado.

Segundo dados da FEHOSP – Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, o custo real dos procedimentos realizados dentro dos hospitais é muito maior do que o valor que o SUS reembolsa. Em alguns casos, um procedimento complexo vale menos do que uma lata de refrigerante e um lanche popular.

O deputado André do Prado, em sua fala, contou um pouco de sua experiência enquanto secretário da Saúde do município de Guararema e como fez para que o atendimento na cidade fosse transformado em modelo. Além disso, o parlamentar paulista, assumiu o compromisso de encaminhar cópia do relatório da CPI das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos ao secretário estadual da Saúde, Davi Uip, para que ele tome ciência das necessidades e possa, oportunamente, ajudar a sanar as necessidades mais urgentes.

“A realização dessas audiências da CPI das Santas Casas fora da Assembleia Legislativa, nas regiões administrativas de São Paulo serve para que nos atualizemos das demandas da população e ouçamos dos dirigentes das instituições e dos secretários municipais de Saúde a situação real em que se encontra a qualidade do atendimento prestado à população. Vamos levar esses pedidos ao secretário Davi Uip. Tenho certeza de que ele irá se sensibilizar e fará o possível para nos ajudar nesse processo de busca por soluções em prol da população que necessita de atendimento”, finaliza.

Autoridades e representantes da sociedade civil organizada que estiveram na reunião de hoje da CPI: – representantes das Santas Casas: Guararema: Vanessa Santos Andrade (diretora administrativa); Guaratinguetá: Carlos Henrique Pereira (provedor), João Marcos Romain (diretor administrativo) e Vital Pardo Júnior (diretor técnico); Aparecida: Mateus Antonio Lemes (coordenador hospitalar) e Frei Daniel (diretor administrativo); Cachoeira Paulista: Iounan Maklouf (interventor); Queluz: Ana Cristina (interventora); Cunha: Irmã Elenice Ferrari (provedora); Cruzeiro: José Antonio (vice-provedora); – Prefeitos: Ana bela Costa (Queluz; – Secretários de Saúde: Egilson Moreira (Guararema); – ecretária-adjunta de Saúde: Adriana Paula (Guararema); – Vereadores: Clebão do Posto (Santa Isabel); Leopoldo Rodrigues (Santa Branca); Marcos Soliva, Padre Reginaldo, Orvile Teixeira, Vantuir Faria e Marcelo Meirelles (Guaratinguetá).

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.