Deputado André do Prado intercede junto ao Secretário da Saúde pela permanência dos médicos estaduais em Biritiba Mirim e Salesópolis

cabeçalho

Prefeitos recorrem ao parlamentar em busca de entendimento entre a Secretaria Estadual da Saúde e os Municípios da Região

Uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde determinou que 95 médicos doEstado de São Paulo, das mais diversas especialidades, deixem de atender em alguns municípios do Alto Tietê e retornem aos postos de origem. Os municípios mais afetados são Biritiba Mirim, que perde 28 médicos e Salesópolis 20.

Se mantida a determinação, pacientes com consulta marcada e até mesmo um Centro de Especialidades, poderá deixar de oferecer atendimento. A medida atende à determinação da Secretaria de Estadoda Saúde, por meio da Resolução SS-044, de 1º de maio de 2013, afetando especialmente Salesópolis e Biritiba Mirim, consideradas as cidades que mais enfrentam problemas na área da saúde.

Na tentativa de reverter à condição imposta, os prefeitos Benedito Rafael, de Salesópolis, e Carlos Alberto Taino Junior, “Inho”, de Biritiba Mirim, pediram intercessão do deputado estadual André do Prado, a fim de que, ao menos, a situação seja debatida junto à pasta estadual da Saúde.

Preocupado com a situação dos municípios, o deputado André do Prado foi ao encontro dosecretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, que esteve em Mogi das Cruzes para inaugurar as novas instalações do Hospital Municipal Braz Cubas, e pediu ao chefe dapasta que reveja essa situação. “Fizemos um apelo para que o secretário da Saúde reveja essa decisão, pois, se a medida efetivamente ocorrer, poderá causar prejuízos incalculáveis no atendimento da população e, ainda, uma superlotação nos hospitais e unidades de saúde da região do Alto Tietê”, disse André do Prado.

De acordo com o prefeito Rafael, com a medida, os prejuízos ao atendimento à saúde de Salesópolis serão enormes, podendo ocasionar a paralisação de alguns serviços de atenção básica. Para o prefeito Inho, a retirada dos médicos nas unidades de Biritiba precisa ser revista urgentemente, sem o que, muitos atendimentos já agendados serão prejudicados. “O prejuízo será enorme”, destacou o prefeito biritibano.

Após escutar as argumentações do deputado André do Prado e dos prefeitos, o secretário estadual da Saúde afirmou que estudos serão realizados, avaliando caso a caso de cada profissional da saúde que presta serviço nas unidades municipais, embora considere que a medida reforçará as equipes dos hospitais estaduais da região.

Diante disso, o deputado André do Prado informa que continuará empreendendo esforços para que os municípios sejam privados dos problemas ocasionados pela resolução. “Essa é uma questão de extrema urgência e precisa ser amplamente debatida. Reconhecemos a grande importância para a Região do Alto Tietê das ações e serviços que deverão ser desenvolvidos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcanti. Porém, não podemos deixar de ressaltar a grande importância dos serviços realizados pelos profissionais que atuam diretamente na promoção, prevenção e assistência à Saúde dos municípios de Biritiba Mirim e Salesópolis. Vamos nos reunir para que as dificuldades apresentadas sejam ao menos minimizadas e que a população não seja prejudicada com a falta de atendimento”, apontou André do Prado.

rodapé

COMUNICADO AOS PREFEITOS

Em março deste ano, o Diretor do Centro Especializado em Reabilitação – CER, do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, Dr. Eduardo Augusto Guidolin, pediu que os profissionais lotados no Dr. Arnaldo e cedidos aos postos de atendimento municipais retornassem ao centro, com vistas à estruturação dos novos serviços hospitalares, justificado pela publicação da Resolução SS – 44 de 30 de abril de 2013, a qual dispõe sobre o estabelecimento de critérios e disciplina os afastamentos de servidores da Secretaria de Estado da Saúde.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.