Deputado André do Prado participa do anúncio da criação de centro integrado para atletas paraolímpicos

O Brasil vai contar com um Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paraolímpico. O anúncio da criação do centro feito pelo governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira, 25, na presença da presidente Dilma Rousseff, foi comemorado pelo deputado estadual André do Prado (PR), que fez questão de participar dessa importante conquista para o Estado de São Paulo e para o país.

A construção do centro faz parte dos preparativos para os jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e prevê mais qualidade e eficiência na preparação dos atletas brasileiros. O espaço terá ainda 94 mil m² de área e será instalado no Parque Fontes do Ipiranga, na capital paulista. A informação foi confirmada pelo deputado André do Prado, presente à solenidade.

A presença da Presidenta Dilma se deu, pois, o governo federal, por meio do Ministério do Esporte faz uma das mais importantes parcerias com o Governo Estadual, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

O Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paralímpico, como irá se chamar está entre os quatro existentes em todo o mundo. Com capacidade de reunir mais de 600 atletas em treinamento simultaneamente, será referência internacional em treinamento e avaliação dos paratletas.

“Esse centro, embora construído como parte dos investimentos para a Olimpíada de 2016, poderá servir de apoio ao desenvolvimento das pessoas com deficiência em todo o Estado. Como será construído numa região estratégica da capital, poderá ser acessado facilmente por pessoas de todas as regiões”, afirma André do Prado.

Segundo dados do governo, a estrutura do Centro Integrado contará com sete ambientes, com oferta de uma área esportiva de treinamento indoor, composta por quadras de voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, goalball, tênis de mesa paralímpico, bocha, tatamis de judô, de halterofilismo e esgrima. Haverá ainda centro aquático com piscina olímpica e semi-olímpica.

O governo paulista investirá R$ 329 milhões em obras e cessão da área para construção, enquanto o governo federal cede R$110 milhões, por meio do Ministério do Esporte.

O deputado André do Prado informa ainda que a previsão de entrega do projeto ocorra entre 2014 e 2015. “A equipe responsável pelo projeto espera começar o processo de licitação agora em maio, isso demonstra agilidade no trato com o bem público, muito importante devido ao alto custo da obra”, encerra o deputado.

Paratleta Mogiano

O deputado André do Prado fez questão de cumprimentar o paratleta mogiano Dirceu Pinto, que estava presente à solenidade. Ele relembrou o grande destaque de Dirceu, que levou dois ouros na disputa da equipe de bocha, durante a disputa da XIV Paralimpíada.

“São patentes as dificuldades que um paratleta tem. Atualmente, a sociedade mogiana tem se conscientizado destas necessidades especiais e vem trabalhando arduamente para incluí-lo em todos os contextos”, afirmou o parlamentar.

André do Prado enalteceu ainda mais a conquista, haja vista que Dirceu Pinto, nesta edição das Paralimpíadas, tornou-se bicampeão, repetindo o feito conquistado em Pequim, China, no ano de 2008. “Poucos são os paratletas bicampeões paralímpicos. Por isso, é um orgulho para todos os cidadãos mogianos e do nosso Estado”, concluiu.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.