Deputado André do Prado pede à Sabesp retomada do projeto para construção da Estação de Tratamento de Esgoto e Água de Santa Isabel

Estação de Tratamento Santa Isabel

Atuando para que Santa Isabel receba investimentos e reforçando o compromisso para garantir saneamento básico à cidade, o deputado estadual André do Prado (PR) pediu à Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a retomada do projeto para execução das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e Tratamento de água.

Em reunião com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, na tarde desta quinta-feira (16), o deputado André do Prado e o prefeito de Santa Isabel, Gabriel Bina, debateram as etapas do que já foi realizado e o que precisa efetivar para que o convênio desta importante obra de saneamento básico (tratamento de esgoto e captação, tratamento e distribuição de água) seja assinado. A medida, entre outros benefícios, será extremamente fundamental no combate à falta de água no município de Santa Isabel.

Durante o encontro, agendado por André do Prado, foi apresentado um laudo técnico, elaborado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, permitindo a construção da estação. O estudo comprova que a área definida para a construção da ETE não apresenta nenhum tipo de contaminação do solo. A garantia foi dada pelo diretor de engenharia de obras do órgão, Carlos Alberto La Selva. “No local, que pretende abrigar a estação de tratamento, há uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, além disso, a estação ficaria próxima ao rio Araraquara. Por isso foi preciso uma avaliação técnica, com estudos aprofundados para permitir a construção da ETE”, afirmou La Selva.

A pedido do deputado André do Prado e do prefeito, técnicos da Sabesp vão à Santa Isabel realizar tratativas para formalização do convênio, cujo projeto já passou pela Câmara Municipal e aguarda sansão do prefeito Gabriel Bina. O encontro prevê a participação dos vereadores e do chefe do Executivo, onde será debatido o plano municipal de saneamento, com as metas de atendimento, que será o principal instrumento de referência para a proposta do plano de investimento. Para tanto, o Superintendente da Sabesp para o Vale do Paraíba, Oto Elias Pinto, e o Coordenador de Empreendimentos da Sabesp, Celso Osse, serão os responsáveis para conversar com as autoridades políticas de Santa Isabel e definirem em conjunto a melhor solução para a cidade.

Com toda a documentação necessária e o projeto executivo, restam as consultorias a serem realizadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pela procuradoria geral do Estado para que, enfim, a cidade tenha um sistema de tratamento de água e de esgoto instalado. Com a ETE, Santa Isabel passa a oferecer qualidade na área de saneamento e qualidade de vida para a população.

Para o deputado André do Prado, a conquista notabiliza mais de dois anos de esforços e gestões junto ao governador Geraldo Alckmin, além de encontros com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, com o DAEE e com a própria Sabesp, na tentativa de obter a construção da estação de tratamento de esgoto.

“Trata-se de um grande benefício para a população de Santa Isabel, tendo em vista que todo o seu esgoto é jogado na Represa Jaguari, importante para o abastecimento e geração de energia local. Foram garantidos R$ 20 milhões para Santa Isabel licitar a ETE, cujo processo estava paralisado. Nossa atuação até hoje foi para que a estação saísse do papel. O trabalho agora será para garantirmos a entrega da estação à população isabelense. É muito importante a parceria entre deputados, prefeito e vereadores para concretizar um benefício inestimável aos isabelenses. Isso é saúde para a população e é turismo, porque vai limpar a represa do Jaguari, muito importante de toda bacia do Paraíba do Sul”, comemora André do Prado.

O prefeito Gabriel Bina se comprometeu a realizar os encontros necessários para concretizar a ETE. Segundo o levantamento da prefeitura, são três milhões de litros de esgoto todos os dias sendo despejados na Represa Jaguari, com cerca de 10% do seu reservatório comprometido com a poluição, onde 100% do esgoto não tratado são despejados in natura. “A Sabesp reúne as melhores condições para realizar o tratamento de água e esgoto do nosso município, sendo, na atual situação, a melhor solução para a população de Santa Isabel”, conclui o prefeito.

Participou da reunião, além de técnicos e representantes da prefeitura de Santa Isabel, o deputado Padre Afonso Lobato, que acompanhou as informações e etapas para a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.