Deputado André do Prado, prefeito e vereador de Itariri tratam sobre o projeto de Município de Interesse Turístico

Deputado André do Prado acompanha reunião que aborda projeto de interesse turístico de Itariri

Deputado André do Prado acompanha reunião que aborda projeto de interesse turístico de Itariri

Na companhia do prefeito de Itariri, Dinamerico Peroni, e do vereador Baiano da Saúde, o deputado André do Prado foi recebido pelo secretário interino de Turismo, Fabrício Cobra, com a finalidade de tratar sobre o projeto que classifica a cidade como Município de Interesse Turístico.

Na Assembleia Legislativa tramita o projeto de Lei 1576/15, de autoria do deputado André do Prado, que concede este título ao município. Conforme exige a Lei Complementar nº 1.261 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos específicos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, o prefeito entregou ao parlamentar os documentos necessários para que possa anexar ao projeto em tramitação na Casa de Leis.

O deputado André do Prado acredita que Itariri reúne todas as condições para estar em 140 municípios classificados como MIT. “A cidade tem inúmeros atrativos naturais como a Pedra da Moça, Cachoeira do Saltinho, Laje e Corredeiras do Rio do Azeite, Prainha, Cachoeira da Italiana, Rio das Pedras, Cachoeira do Salto, Cachoeira dos Deuses, Pedra do Macaco. Soma-se a isso, ainda, as aldeias de índios e a cultura indígena, além das festas culturais locais que atraem centenas de pessoas do Vale do Ribeira e outros”, completou.

Ao ser transformada num MIT, a cidade passa a receber recursos do Governo do Estado que permitirá melhorias na infraestrutura e, consequentemente, no fomento do turismo no local. Cada município beneficiado receberá uma verba anual na ordem de R$ 650 mil para fazer investimentos no setor. Até o momento, 20 cidades foram aprovadas e classificadas com MIT.

O prefeito Dinamerico Peroni comentou que para a cidade será uma grande conquista. “Vamos batalhar para que Itariri esteja entre os municípios que conquistaram este título, porque fomentará o turismo na cidade e na região”, completou.

O secretario interino do Turismo, Fabrício Cobra, orientou ao prefeito e vereador ficarem atentos a fim de que nenhum problema de documentação possa atrapalhar o avanço do projeto.

 Festa

Outro assunto tratado foi a festa de 110 anos da imigração japonesa, organizada pela Federação das Entidades Nikkei do Vale do Ribeira (Fenivar). O evento, que deve acontecer em 2018, no município de Itariri, é uma referência à chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, vindos no navio Kasato Maru, que aportou em Santos no ano de 1908. A entrada deles foi possível a partir de um acordo entre os dois países. O governo brasileiro precisava de mão de obra para trabalho no campo. Já o Japão tentava aliviar as tensões sociais causadas pela explosão demográfica pela qual o país passava naquele começo do século 20. Estima-se, segundo dados dos municípios, que existam entre cinco e seis mil famílias nipônicas residentes no Vale do Ribeira. O evento, organizado pela Fenivar, tem a participação das cidades de Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Jacupiranga, Iguape e Pariquera-Açu.

O secretário interino de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, afirmou que o Estado irá analisar a solicitação de ajuda com recursos financeiros ao Vale do Ribeira. “É um evento com viés turístico importante e de desenvolvimento regional. Vamos analisar o pedido”, disse.

Pedro de Toledo

Durante a reunião, o prefeito de Pedro de Toledo, Eleazar Junior, destacou a importância do apoio da Secretaria de Estado na liberação dos recursos que faltam para a recuperação da Avenida Maria Ribeiro Resterich, um trevo que é a entrada da cidade. “Sessenta por cento dos recursos já foram liberados. Restam os 40%. É uma verba federal (emenda parlamentar) que vem pela Secretaria. A gente entende a dificuldade orçamentária do país, mas é um valor baixo que falta (cerca de R$ 100 mil) para a conclusão dos trabalhos. Isso vai beneficiar muito a vinda de turistas”, comentou. O vereador Sérgio Shindin Tawata também participou da reunião.

Em relação a esta demanda, o pedido foi repassado à equipe técnica para verificação e emissão de parecer.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.