31 jan Deputado André do Prado reivindica Unidade Móvel do Via rápida Emprego para o Alto Tietê
O deputado estadual André do Prado reivindicou que, uma das quatro unidades móveis do Via Rápida Emprego, apresentadas nesta terça-feira (31/01), pelo governador Geraldo Alckmin, venha para os municípios do Alto Tietê.
O parlamentar continua trabalhando para incentivar o desenvolvimento econômico do Alto Tietê, buscando ações para capacitar e qualificar a população regional. Ele enfatiza que em 2012, o Via Rápida Emprego passa a contar com quatro unidades móveis: soldagem, vestuário, hospitalidade e imagem pessoal, que percorrerão mais de 30 municípios.
Após reivindicar a implantação do programa nos dez municípios da Região do Alto Tietê, o parlamentar afirma que os cursos profissionalizantes serão oferecidos a partir de agosto, com duração de 1 a 3 meses, para que as pessoas possam se qualificar e se inserir no mercado de trabalho
“A previsão é que em março a unidade de soldagem esteja em São Bernardo. Ela é equipada com painel simulador e dez cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas. É uma grande conquista para a população que terá a oportunidade de ter uma capacitação profissional e, ainda, vamos amenizar a carência de mão de obra qualificada, em diversos segmentos na região”, comentou o deputado Orlando Morando.
As carretas possuem área interna de aproximadamente 60 m² e são equipadas com instrumentos necessários para cada tipo de curso. Elas possuem capacidade para atender até 20 alunos por turma. As aulas terão duração de 80 a 100 horas e serão realizadas de segunda a sexta-feira, em três períodos.
Durante o evento, também foram anunciadas as 125 mil novas vagas do programa para 2012. Até a segunda quinzena de maio serão oferecidas 41 mil. Desse total, 7,3 mil já estão disponíveis para 40 municípios e serão executadas até abril. São 3.068 vagas na capital, 896 na Grande São Paulo e outras 3.336 no litoral e interior.
Esse ano serão oferecidas mais de 150 opções de cursos, entre elas: informática, soldagem, tapeçaria, auxiliar administrativo, garçom, hotelaria, operador de máquinas agrícolas, eletricista, corte e costura, cabeleireiro, camareira, produção de açúcar e álcool.
As inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.
Sorry, the comment form is closed at this time.