Deputado André do Prado se reúne com Secretário Estadual da Saúde para reivindicar melhorias e obter planejamento das ações em benefício do Alto Tietê

O deputado estadual André do Prado se reuniu na manhã desta segunda-feira (10), com o Secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para tratar de assuntos relacionados à saúde da Região do Alto Tietê. Na pauta, foram discutidas medidas que serão e estão sendo tomadas pela secretaria em busca de soluções para os problemas enfrentados na área da saúde regional.

“Discutimos todo o sistema, conversamos sobre estratégias e cronograma das ações, perspectivas em relação aos problemas que vêm acontecendo. Foi uma visita extremamente proveitosa. Saio desse encontro muito otimista com as intenções do governo na busca pela solução dos problemas”, disse André do Prado.

Uma das reivindicações apontadas por André do Prado refere-se à efetiva instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital Luzia de Pinho Melo, para pacientes de Mogi das Cruzes e região. A Frente Parlamentar do Alto Tietê havia solicitado esse equipamento, tendo sido prontamente atendida pelo secretário. Em resposta ao questionamento, Guido Cerri falou que os recursos já foram liberados e o aparelho de ressonância será comprado neste mês. “O Luzia vai receber o equipamento, portanto, ele vai começar a operar em 90 dias (começo de abril), prazo para aquisição e efetiva instalação na unidade, uma vez que é necessária a estruturação do ambiente e execução de testes”.

O deputado André do Prado reforçou a importância de uma atenção mais humanizada aos pacientes diagnosticados com câncer e a necessidade da implantação, com a máxima urgência, do serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. Além disso, na pauta da reunião, constavam os questionamentos sobre os projetos para implantação de uma Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos; ampliação de leitos hospitalares no Arnaldo Pezzuti Cavalcante; construção do novo hospital de Suzano; reposição de médicos no Hospital Regional “Dr. Osiris Florindo Coelho” e implantação do Hospital de Ensino na unidade; como também uma atenção específica as Santas Casas da Região, em especial as cidades de Santa Isabel e Salesópolis, esta única que aguarda a ampliação anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em visita a cidade no início deste ano.

O secretário Cerri confirmou que vai implantar os serviços de radioterapia em 2013, inclusive, já consta no orçamento da pasta. “Estamos trabalhando para sanar essa questão da radioterapia, afinal é um processo complexo. Porém, os pacientes da região que necessitam dos serviços estão sendo assistidos pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), até a implantação da Radioterapia no Alto Tietê”, garantiu.

Sobre a ampliação dos leitos hospitalares para os casos crônicos, Guido Cerri ratificou a informação do governador em inaugurar, em breve, os 110 leitos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante, em Jundiapeba, como retaguarda para os hospitais da Região. “Desses leitos, 80 já estão sendo ocupados para alguns pacientes crônicos, os 30 restantes estão sendo readequados para receber os pacientes – fundamentalmente crônicos. Estamos agendando uma visita do governador a Mogi das Cruzes para inauguração dos leitos. Com isso, será minimizado o problema da falta de vagas hospitalares no Alto Tietê”.

Com relação à falta de médicos no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, o secretário da Saúde acredita que, com a aprovação do projeto que dispõe sobre a carreira de médico – tramitando na Assembleia Legislativa de SP, será possível tornar mais atrativo o exercício das funções de médico no âmbito do serviço público estadual. “A proposta busca suprir a demanda por pessoal especializado, além de tornar justa à valorização à atividade dessa classe. Pretendemos, portanto, ao menos minimizar o déficit de profissionais no Hospital de Ferraz, pois a lei deverá atrair médicos para assumir vagas na unidade”, pontuou.

Além disso, Guido Cerri informou a André do Prado que a Secretaria de Saúde está em negociação com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para ampliar a residência médica dos alunos de Medicina para os hospitais Arnaldo Pezutti e Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. “Estamos nos reunindo constantemente com a Universidade, a fim de publicar o edital para a implantação do Hospital de Ensino nas unidades. Nossa meta é que, em 2013, os alunos dos cursos da área da Saúde, em especial os alunos de medicina, possam realizar estágio, residência ou internato nos hospitais. Essa medida irá oxigenar as unidades, que têm problemas pontuais de assistência, minimizando também o déficit de profissionais médicos”, disse.

Sobre a Clínica para dependentes químicos, o secretário da Saúde afirmou que o projeto está em fase de acabamento e que será aberto licitação para obras no prédio anexo ao Hospital Arnaldo Pezzutti. “Estamos conversando e nos reunindo para o planejamento da instalação dessa clinica. A idéia era que o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Mogi das Cruzes, para casos de baixa e média complexidade, funcionasse dentro do Arnaldo Pezzuti e o Estado contribuísse com uma área de retaguarda para os casos de internação – alta complexidade. Também foi aprovado no Alto Tietê à Rede de Atenção Psicossocial, o que possibilitará que os gestores municipais elaborem os projetos para implantação dos serviços em atendimento à população do Alto Tietê, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários”.

O secretário da Saúde confirmou ao deputado André do Prado a concorrência, no dia 04/03/13, para a obra do Hospital Estadual de Suzano. A expectativa é de que as obras comecem ainda no primeiro semestre do ano que vem e de que já em 2014 seja iniciado o atendimento aos pacientes da região. “A região do Alto Tietê vai receber grandes investimentos na área da saúde, que são imprescindíveis para a execução de ações fundamentais para o bom funcionamento dos serviços. Com o novo Hospital Estadual de Suzano para atender a Região, adequações no Arnaldo Pezzuti, implantação total dos serviços de oncologia no Luzia, entre outras benfeitorias, a saúde regional poderá ser melhorada em prol da população que necessita desses serviços. Vamos acompanhar o planejamento e ações do governo, que vão contemplar os municípios do Alto Tietê”, destacou André do Prado.

André do Prado ainda enfatizou a importância do Estado ajudar as Santas Casas da Região. O parlamentar já solicitou que em janeiro de 2013, o secretário da Saúde possa receber o prefeito eleito de Salesópolis, Benedito Rafael, para resolver a questão da inadimplência atual do município, impedindo que Salesópolis possa receber recursos estaduais para a reforma e ampliação da Santa Casa. “Já marcamos audiência para o ano que vem com objetivo de conversarmos sobre as Santas Casas da Região e resolver essa questão pontual de Salesópolis. A partir do momento que o prefeito eleito Rafael resolver e pagar essa multa, da atual Administração, o governador poderá liberar os recursos prometidos de R$ 2 milhões para obras de infraestrutura na unidade de saúde”, completou.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.