18 maio Deputado André do Prado solicita a instalação de uma Fatec em Arujá e ampliação da unidade de Mogi das Cruzes
A ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional e de tecnologia foi o tema do encontro do deputado estadual André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio França, hoje (18 de maio) na sede da pasta em São Paulo.
O deputado solicitou a possibilidade do vice-governador estudar a possibilidade de instalar uma unidade da Faculdade de Tecnologia – Fatec, em Arujá. “É uma cidade em franco crescimento com inúmeras indústrias e esta faculdade é de vital importância para a formação de profissionais qualificados para trabalhar em várias frentes de trabalho”, argumentou.
O parlamentar justificou que a criação desta Fatec em Arujá poderia atender a demanda de alunos não apenas na cidade como de municípios vizinhos como: Santa Isabel, Igaratá, Santa Branca e outros. Hoje, o Alto Tietê possui duas Fatecs, uma em Itaquaquecetuba e outra Mogi das Cruzes. “Este pleito é antigo do município e solicitamos a ajuda do vice-governador para que consigamos a instalação de mais esta unidade em nossa região”, comentou.
A ampliação dos cursos e a transferência da unidade de Mogi das Cruzes também foram os assuntos tratados pelo deputado André do Prado com o vice-governador. O parlamentar reforçou o pedido de alteração do imóvel atual Fatec para um prédio mais amplo, que possibilite oferecer mais cursos e aumentar o número de alunos atendidos pela faculdade.
O vice-governador Márcio França acolheu aos pedidos realizados pelo deputado André do Prado e disse que vai estudá-los com sua equipe técnica a viabilidade de atender as solicitações. Ele adiantou neste momento que, devido à crise financeira e a queda de arrecadação, o Governo do Estado não tem planos de ampliações das unidades existentes, mas vai verificar com total atenção.
Plano Municipal de Redução de Risco
Outro pedido feito pelo deputado André do Prado foi solicitar ajuda técnica do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), através do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios – PATEM, para reavaliação do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), de Arujá. O objetivo deste estudo é indicar as ações estruturais para erradicar as áreas de risco da cidade. O secretário municipal de Habitação, José Orlando da Silva, participou da audiência representando o prefeito Abel Larini (PR).
Em 2011, os técnicos do IPT estiveram na cidade e ajudaram na elaboração PMRR, que fez um mapeamento de todas as áreas da cidade. Esta é uma ferramenta de diagnóstico e serve como instrumento de planejamento, que aponta medidas de segurança, intervenções e recursos necessários para redução das situações de risco nas áreas mapeadas. Este estudo estabelece soluções e intervenções em áreas de risco que variam desde uma limpeza simples como obras mais complexas como de contenção de encostas e reparos, por exemplo, até a relocação de moradias.Segundo o secretário municipal, hoje, Arujá possui 14 setores de risco no município. “A revalidação do plano é essencial para que possamos traçar os trabalhos junto à comunidade”, finalizou.
O vice-governador vai verificar junto ao IPT as providências necessárias para atender ao pedido do deputado.
Sorry, the comment form is closed at this time.