Deputados da Frente Parlamentar do Alto Tietê pedem a secretário de Saúde David Uip que Estado ajude em custeio do Hospital Guido Guida, em Poá

Em reunião na capital, parlamentar reforçou que o apoio do Estado é importante na continuidade das atividades do centro médico; secretário estadual afirmou que Governo ajudará em reformas operacionais

Para impedir que o Hospital Municipal Guido Guida, em Poá, feche as portas, o deputado estadual André do Prado, coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, prefeito Gian Lopes e vice-prefeito Marquinhos Indaiá e vereadores participaram de uma reunião, na manhã desta sexta-feira (4), com o secretário de Estado da Saúde, David Uip, na capital. O encontro foi para pedir que governo estadual auxilie, de alguma forma, na manutenção das atividades da unidade hospitalar. Os deputados Luiz Carlos Gondim e Estevam Galvão, da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, também participaram.

Reunião com os deputados da Frente Parlamentar com o secretário de Saúde, Davi Uip

Reunião com os deputados da Frente Parlamentar com o secretário de Saúde, Davi Uip

As alterações nas normas que regulamentam o repasse do Imposto Sobre Serviços (ISS) a partir de transações financeiras, aprovadas pelo Congresso Nacional, devem resultar, a partir deste mês, em queda nos recursos destinados à Poá. Dos R$ 400 milhões estimados para o orçamento do ano, R$ 140 milhões eram esperados deste tributo. Sem este dinheiro, usado quase na totalidade para o custeio do Hospital Guido Guida, a Prefeitura não sabe como manter a unidade aberta.

Durante a audiência, o prefeito Gian Lopes apresentou algumas propostas de reestruturação interna para readequar a unidade ao orçamento mais enxuto. Ainda assim, o custo ficaria muito acima do possível a ser pago pela cidade, explica o chefe do executivo local.

“Conversei com o deputado André do Prado e disse que, mesmo com essas mudanças internas, a gente vai precisar de alguma ajuda do Estado, já que o Guido Guida, há anos, tem funcionado como um hospital de atendimento regional. A nossa pediatria, por exemplo, é procurada por pessoas de todo o Alto Tietê. Se não conseguirmos mantê-lo em funcionamento, haverá um impacto muito grande nos centros médicos da região”, explicou o prefeito.

Diante de todo o cenário apresentado, o secretário David Uip se comprometeu a encontrar pessoalmente com o governador Geraldo Alckmin para tratar das dificuldades vividas por Poá. “Uma equipe do Estado vai auxiliar a Prefeitura a fazer as reformas operacionais necessárias para que haja condições de funcionamento do hospital”, disse.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.