18 abr Em Audiência com Ministro da Saúde, deputado André do Prado pede mais recursos para a saúde do Alto Tietê
O deputado estadual André do Prado (PR) defendeu nesta quinta-feira (18) a necessidade de mais recursos para a saúde da Região do Alto Tietê. Em audiência pública com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o parlamentar, que estava acompanhado do senador Antônio Carlos Rodrigues (PR) e do deputado federal Milton Monti (PR), solicitou atenção especial às unidades de saúde do Alto Tietê, que dependem de recursos federais para suprir a carência de atendimento, estrutura e insumos na atenção básica e especializada de saúde.
“Aproveite a oportunidade para falar sobre a necessidade de um aporte maior de recursos para as santas casas e hospitais da região, apontada no relatório da Frente Parlamentar do Alto Tietê. Se for preciso, vamos pedir intermediação da bancada federal do PR para conseguir investimentos para essas instituições tão fundamentais”, declarou André do Prado.
Na tarde desta quinta-feira, o ministro da Saúde visitou a Assembleia Legislativa do Estado para anunciar investimentos da pasta aos municípios paulistas. Com a presença de deputados federais, estaduais e muitos prefeitos, Padilha prometeu recursos para as cidades que aderirem ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, além de outros programas como a ampliação e reforma das UBS’s.
“Como foi disponibilizado recursos do Ministério da Saúde aos municípios, pedimos prioridade às cidades do Alto Tietê. Vamos buscar esses investimentos e programas para melhorar o atendimento à saúde pública”, disse André do Prado.
O deputado, que faz parte da Frente Parlamentar das Santas Casas, ainda ressaltou que recentemente as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos chegaram a um acordo onde foi proposto mais 60 dias para que houvesse um entendimento entre o governo federal e entidades sobre o reajuste da tabela de procedimentos SUS.
Para André do Prado, o apoio através de recursos da União é importante para que os municípios da região possam oferecer serviços com qualidade e eficiência para a população. “A vinda de recursos para os municípios permitirá, entre outras ações, a construção e ampliação das Unidades de Atenção à Saúde (UPA 24h) e também ampliar o serviço público de saúde”, completa o deputado.
A portaria de n° 616, do Ministério da Saúde, já garantiu para 47 municípios paulistas, entre eles, Arujá e Mogi das Cruzes, recursos para construção e ou, ampliação de UPA 24h. A publicação ocorreu nesta terça-feira (16). Os municípios elegíveis para o processo de seleção 2013 no Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 2, tem entre 18 de abril e 8 de maio para se cadastrarem e finalizarem suas propostas de UPA nova, e ou, ampliação no sistema do Ministério da Saúde.
Sorry, the comment form is closed at this time.