Em reunião com deputado André do Prado e secretário de Estado do Meio Ambiente, prefeitos do Condemat buscam solução para resíduos sólidos

Reunião do Condemat teve pauta sobre resíduos sólidos

Reunião do Condemat teve pauta sobre resíduos sólidos

Em agenda com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Maurício Brusadin nesta segunda-feira (5), em São Paulo, o deputado estadual André do Prado afirmou que o Governo do Estado precisa ser parceiro das cidades do Alto Tietê em relação à disposição final dos resíduos sólidos produzidos na região. Os prefeitos Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Fábia Porto (Santa Isabel), além de secretários municipais participaram da reunião.

O encontro, que reunião representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), foi pautado em um assunto complexo e que precisa ser discutido, afirma o parlamentar. “Por mais que seja algo difícil e complexo, os municípios têm que debater a questão dos resíduos sólidos. Há um empenho por parte dos prefeitos e secretários por um plano ou projeto regional. O Estado tem que participar deste processo de busca por uma solução porque tem o controle das diretrizes de preservação locais”, comentou André do Prado.

O descarte correto dos resíduos é preocupação antiga dos municípios do Alto Tietê. Os valores para transporte até aterros autorizados pela Cetesb no interior são elevados e oneram os cofres das pequenas cidades. Conforme observou o prefeito Vanderlon, o Consórcio pede a implantação de um projeto que encontre uma forma de tratar os resíduos na região, de forma ecologicamente correta, o que poria fim às viagens para aterrar material longe da região. “Conversando com o deputado André, que nos acompanhou nesta reunião, disse que uma solução local, que não impacte nossa região, que tem predominância de área de proteção, nos ajudaria de várias formas, inclusive financeiramente”, disse.

O secretário explicou que o Estado está interessado em ajudar a definir estratégias para o descarte correto dos resíduos. “É um debate constante a ser feito com os municípios até a definição do modelo ideal e que possa gerar até um retorno às cidades”, avaliou.

Na sequência, representantes (secretários municipais de Meio Ambiente, Obras e Planejamento) das demais cidades do Alto Tietê falaram com Brusadin sobre solicitações específicas.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.