Em reunião no ITESP, deputado André do Prado e Prefeito de Iporanga buscam regularização de áreas quilombolas

Regularização de áreas quilombolas

O deputado estadual André do Prado (PR) esteve na segunda-feira (13), na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva”, o Itesp, acompanhado do Prefeito, Valmir da Silva (PMDB), e do Vice-Prefeito, Edmundo Rodrigues (DEM), em busca de apoio do órgão na regularização e assistência as comunidades quilombolas do município de Iporanga.

O prefeito Valmir e o vice Edmundo esperam estreitar e reforçar as relações com o Itesp, a fim de pleitear as atividades desenvolvidas pela Fundação, principalmente quanto à regularização das comunidades quilombolas e promoção de melhoria na qualidade de vida das pessoas.

“Viemos pedir à Fundação, com o apoio do deputado André do Prado, auxílio no planejamento e execução de políticas agrária e fundiária para o nosso município. Nossa expectativa é que haja a democratização do acesso às terras e promover dentro do Iporanga, desenvolvimento humano, social e econômico”, explica Valmir. O prefeito destacou ainda o trabalho que vem sendo realizado pelos lideres dessas comunidades, na luta pelos direitos desses moradores.

Em atenção ao pedido do prefeito de Iporanga, o Itesp afirmou estudar parceria com o Codasp, órgão submetido à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para garantir melhorias em rodovias que dão acesso aos bairros de Pilões, Maria Rosa e Bento João.

O deputado espera que, com o apoio do Itesp, novos programas possam ser absorvidos pelo município e a condição dos inúmeros habitantes dessas comunidades possa ter acesso a uma vida mais digna e com mais oportunidades. “Trata-se de um povo, cuja origem remete aos quilombos, época em que os direitos civis não existiam. Hoje precisamos lutar pela manutenção desses direitos e que a dignidade dessas pessoas seja preservada”, destaca André do Prado.

Novas reuniões serão realizadas para definir novos investimentos as comunidades quilombolas de Iporanga. “O Itesp já reconheceu 28 comunidades quilombolas no estado e seu trabalho no processo de inclusão e desenvolvimento social em comunidades remanescentes de quilombos é decisivo quando se trata de oferecer melhor qualidade de vida aos habitantes do município”, declara o parlamentar.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.