Municípios do Vale do Paraíba assinam convênios para polos da Univesp com 700 vagas de cursos superiores, após intermediação do deputado André do Prado

Após intermediação do deputado estadual André do Prado, seis municípios do Vale do Paraíba, assinam convênios para polos da Univesp

Após intermediação do deputado estadual André do Prado, seis municípios do Vale do Paraíba, assinam convênios para polos da Univesp

Em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira (3), o governador Márcio França assinou convênio com municípios para polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Seis cidades do Vale do Paraíba (Igaratá, Lagoinha, Piquete, Redenção da Serra, Taubaté e Tremembé), intermediadas pelo deputado estadual André do Prado, foram contempladas.  São 700 vagas abertas para cursos superiores em diversas áreas.

A cerimônia marcou a celebração de convênios com 230 municípios (143 do 1º semestre e 87 do 2º semestre). Apenas em 2018, foram criadas 55 mil vagas universitárias com a expansão dos polos da Univesp.

“É a oportunidade que muitos jovens esperavam: ensino de qualidade, gratuito e totalmente conectado com as novas ferramentas digitais que dão uma visão mais ampla e contextualizada das técnicas aplicadas nas áreas das engenharias, licenciaturas e gestão pública”, comentou o deputado.

Entre os cursos ofertados estão Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública. Os prefeitos e vereadores das cidades participaram das reuniões que definiram o processo de implantação dos polos.

“A expansão garante a inclusão e a universalização do ensino superior no Estado. Em meses, saltamos de três mil alunos para mais de 55 mil vagas ofertadas”, observou o governador Márcio França.

A forma de ensino da Univesp é diferenciada. Ela é considerada a quarta universidade do Estado de São Paulo, a primeira de ensino a distância. Por meio de uma plataforma online, os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas (como assistir videoaulas, acessar material didático e bibliotecas digitais) de qualquer lugar com internet. A presença no polo físico é a cada 15 dias para atividades supervisionadas.

O deputado André do Prado trabalha pela abertura de novos polos há meses. Já foram implantados no primeiro semestre: Arujá, Cachoeira Paulista, Colina, Cunha, Guararema, Itaquaquecetuba, Jacareí, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Socorro, Suzano e Vargem Grande Paulista.

Estão previstas as implantações dos polos nas cidades de Arandu, Eldorado, Iporanga, Itariri, Juquitiba, Monte Mor, Paranapanema, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Ribeirão Pires, Sete Barras e São Lourenço da Serra, além das seis do Vale do Paraíba.

Participaram os prefeitos da região Celso Palau (Igaratá), Zizo (Lagoinha) e Marcelo Vaqueli (Tremembé), além de vereadores e lideranças.

VESTIBULAR

Acontece, neste domingo, o vestibular 2º semestre da Univesp. Segundo a instituição, para todos os polos, foram 38 mil inscritos. Eles disputam 21.650 vagas. Os candidatos precisam verificar no site da Fundação Vunesp as informações, locais e horário das provas. O gabarito será divulgado no dia 10 deste mês. As matrículas serão feitas entre 1º e 3 de agosto. As aulas começam no dia 13 do mês que vem.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.