Quatro Varas Cíveis e criação da comarca de Arujá são anunciadas pelo Tribunal de Justiça

comarca-aruja-1

O Tribunal de Justiça de São Paulo vai implantar mais quatro Varas Judiciais Cíveis no Município de Arujá. Além disso, o Poder Judiciário anunciou a elevação do município na condição de Comarca, que hoje está vinculada a Comarca de Santa Isabel, consolidando o processo de desenvolvimento pelo qual o Arujá está passando.

Atualmente, no Fórum de Arujá existem duas varas Judiciais instaladas e um Juizado Especial Cível. Para que sejam implantadas novas varas, o deputado estadual André do Prado (PR) e o prefeito Abel Larini (PR) se reuniram hoje (22), com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori, para dar sequência à luta que travaram desde o início do mandato. Também participaram da reunião o ex-promotor Walter Cruz Swenson e o deputado Itamar Borges.

O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, nesta segunda-feira (30), durante visita às novas instalações do Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau, onde passaram a funcionar 45 varas judiciais, incluindo o 1ª Juizado Especial Criminal, que foram transferidas da antiga sede para o anexo, a partir de maio.

O prefeito Edno Guimarães esteve em Umuarama, na última quinta-feira (01), em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto. Em pauta, a necessidade de se implantar a 2ª Vara Cível na Comarca de Cianorte.

Também participou da reunião o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cianorte, advogado Valmir de Souza Dantas e o Poder Judiciário cianortense, representado pela Dra. Stela Maris Perez Rodrigues, Juíza de Direito da única Vara Cível da Comarca de Cianorte.

“A instalação de uma nova vara vai significar avanço na prestação do serviço judiciário no município, especialmente no que diz respeito a ações cíveis referentes a execuções fiscais, desapropriações, indenizações, ações tributárias”, disse o prefeito.

“Sabemos do empenho de nossos juízes e servidores da Justiça em fazer o melhor, em fazer o máximo para atender as causas que se colocam em nosso município. Porém, a demanda vem crescendo consideravelmente, criando a necessidade da implantação de mais uma vara cível em nossa comarca”, completou o deputado estadual Jonas Guimarães.

Na ocasião foi entregue em mãos do Presidente do Tribunal, um requerimento solicitando a instalação em nossa cidade da 2ª. Vara Cível. Em seu pronunciamento a juíza Stela Maris relatou que: “a atual Vara Cível está com mais de 13.000 processos em andamento, necessitando assim, urgentemente, de mais uma vara com o objetivo de melhor atender aos jurisdicionados de nossa Comarca.”

comarca-aruja-2

A implantação de uma nova vara agiliza o atendimento aos usuários, acelerando o andamento dos processos. De acordo com o presidente Kfouri Neto, “até o final do ano o TJ deverá instalar cerca de 40 varas em todo o Paraná. O pedido das lideranças cianortenses é coerente, bem fundamentado, uma vez que o município apresenta um grande desenvolvimento econômico e é sede de uma microrregião. Faremos os estudos necessários e emitiremos nosso parecer na próxima semana”.

Se pronunciando sobre o assunto e representando a OAB, o Presidente Valmir Dantas destacou que: “essa reivindicação é uma luta de mais de 15 anos dos advogados e com o apoio de toda a sociedade organizada os objetivos serão alcançados fazendo com que a Justiça seja mais rápida e para que se dê a cada um o direito que lhe cabe ou lhe é devido.”

Tags:
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.