02 out Santa Isabel, Igaratá e Nazaré Paulista serão contempladas com obras de transposição das represas Jaguari-Atibainha, afirma deputado André do Prado
As obras de interligação entre as represas Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira) beneficiará os municípios de Santa Isabel, Igaratá e Nazaré Paulista serão beneficiados, por causa do aumento da arrecadação do ISS – Imposto sobre Serviços, que será cobrado das empresas que executarão o projeto.
A solenidade de assinatura do contrato com o consórcio habilitado para fazer o serviço aconteceu, hoje (2 de outubro), no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin.
O deputado André do Prado acredita que, além da obra ser imprescindível para garantir o abastecimento das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, contribuirá financeiramente com estas cidades que terão um acrescimento em suas receitas com o pagamento dos encargos pela obra. “Isso trará um alívio as prefeituras que tem visto suas receitas diminuírem devido a crise financeira do País e poderão projetar investimentos para melhorar os serviços à comunidade. Acompanhei a tramitação da solicitação desta demanda desde o início e fico feliz com os desdobramentos e a assinatura ocorrida hoje”, ressaltou.
Além disso, o deputado acredita que a interligação das duas represas será de vital importância para garantir maior segurança hídrica porque permitirá a vazão média de 5,13 m3/s da represa Jaguari para a Atibainha. Serão construídos a interligação de uma adutora de, aproximadamente, 13,4 km de extensão e um túnel de 6,1 km de tubulação em dois pontos distintos. O sistema será composto, ainda, por estação elevatória e subestação elétrica.
O prefeito de Igaratá, Elzo Elias Souza, fez questão de comparecer à cerimônia no Palácio dos Bandeirantes para prestigiar o evento e cumprimentou o governador Geraldo Alckmin pela obra.
O valor do contrato para execução do serviço é de R$ 555 milhões e deverá beneficiar 9,5 milhões de pessoas da Grande São Paulo e vai gerar em torno de 5,3 mil empregos diretos e indiretos.
O Governo do Estado acredita que a transferência estará pronta para funcionar em 18 meses, no sentido Jaguari para Atibainha. O bombeamento no sentido inverso, da Atibainha, para a Jaguari, atendendo o Vale do Paraíba, deverá estar em funcionamento com a conclusão total da obra em três anos.
Participaram da solenidade os secretários Edson Aparecido (Casa Civil), Benedito Braga (Saneamento e Recursos Hídricos); o presidente da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo, Jerson Kelman, o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari; o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Otávio Okano.
Sorry, the comment form is closed at this time.