29 maio Secretaria elabora projeto executivo para corredor metropolitano entre Arujá e Ferraz de Vasconcelos
A Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni executa os projetos básico e executivo para a construção do construção do corredor metropolitano, denominado BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê, que interligará as cidades de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. A informação foi confirmada pelo secretário titular da pasta, Clodoldo Pelissioni, ao deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, e aos prefeitos Abel Larini (Arujá) e Acir Filló (Ferraz de Vasconcelos), durante reunião, hoje (29 de maio), em São Paulo. O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Joaquim Lopes, também compareceu.
A audiência foi agendada pelo parlamentar, que junto com os prefeitos, solicitaram informações a respeito do andamento do projeto, que foi anunciado pelo governador Geraldo Alckmin em janeiro do ano passado, em visita a Ferraz de Vasconcelos. Durante a reunião, o deputado André do Prado e os prefeitos sugeriram ao secretário Clodoaldo que a implantação do corredor seja iniciada pelas construções dos terminais rodoviários de Arujá e Ferraz de Vasconcelos.
O secretário aproveitou a reunião e apresentou o projeto do corredor metropolitano e as medidas que serão necessárias para sua construção. “É uma obra de extrema importância para a nossa região, porque permitirá a integração destas cidades, além de melhorar a mobilidade urbana”, comentou o parlamentar.
A estimativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos é de que o corredor deverá transportar 70 mil passageiros por dia e deverá reduzir em 60 minutos o tempo de viagens entre os dois municípios.
O prefeito de Arujá, Abel Larini, destacou que esta obra é muito aguardada e deverá ser um marco para cidade, porque propiciará um deslocamento mais ágil para Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos. Acir Filló lembrou a importância da obra para sua cidade e região e falou da ansiedade da população.
Pelo projeto, este corredor metropolitano terá 20 quilômetros de extensão que serão percorridos por 67 ônibus. Durante todo o percurso serão construídas 24 estações de embarque, sendo duas delas permitirá a transferência para os trens das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM.
O secretário Clodoaldo Pelissioni não forneceu detalhes sobre início das obras, porque depende da conclusão do projeto executivo para conhecer o montante necessário para fazer o investimento. No entanto, ficou combinado em agendar uma reunião na Secretaria de Logística e Transportes para verificar o andamento do projeto de duplicação da SP-56, vital para a implantação do corredor.
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