25 maio Secretário garante novos investimentos e urgência no andamento das ações na saúde
O Secretário Estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, garantiu aos deputados da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê a implantação de novos investimentos no serviço de oncologia e a urgência no andamento das ações na área da saúde prometidas pelo Estado. As informações foram anunciadas hoje (25) durante reunião agendada pelo coordenador do grupo, deputado estadual André do Prado, no Palácio dos Bandeirantes.
A questão do tratamento de câncer na região entrou como item principal na reunião. Com o descredenciamento do Hospital Flávio Isaias Rodrigues, grande parte do pacientes foram encaminhados ao Hospital Luzia de Pinho Melo, de Mogi das Cruzes. Questionado pelos deputados sobre o andamento de ações na rede estadual para manter a qualidade no atendimento, o secretário afirmou que serão feitos programas de humanização do atendimento prestado na unidade.
“Entraremos com uma atenção especial no atendimento prestado no hospital Luzia de Pinho Melo. Iremos humanizar os serviços, atuar no treinamento dos profissionais e dar prioridades aos pacientes do setor de oncologia”, afirmou o secretário, após ser questionado pelos parlamentares.
Questionado pelo deputado André do Prado sobre a liberação dos 110 leitos no Hospital Arnaldo Pezzuti Cavalcante, de Mogi, que servirá de retaguarda à região, o secretário informou que está em fase de finalização e que deve ser liberado no próximo mês. “O projeto será importante para desafogar a demanda na região”, observou o deputado André do Prado.
O Ambulatório de Especialidades do Hospital Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, também encontrou na pauta da reunião. Segundo o deputado André do Prado, o Estado vai reaver os recursos liberados à unidade. “O secretário prometeu que até o mês de julho a unidade vai receber novos investimentos para retornar o atendimento de especialidades.”
Outra questão abordada pelo deputado André do Prado foi à contribuição da pasta para o repasse de recursos à atenção básica. De acordo com Cerri, R$ 120 milhões serão investidos nesse tipo de serviço no Estado. “O Alto Tietê precisar reforçar a qualidade dos serviços básicos oferecidos. O montante será dividido em infraestrutura e custeio das atividades. Cada município vai receber de acordo com seu índice populacional”, ponderou o deputado André do Prado.
Com relação com andamento da implantação da clínica de tratamento de dependentes químicos, em Mogi, Cerri ressaltou que projeto está em desenvolvimento no setor de engenharia. A estrutura será construída no complexo hospitalar que abrigou uma antiga colônia para pacientes com hanseníase. “Essa é uma luta antiga da região. O serviço será implantado de forma conjunta com o município”, disse o deputado André do Prado.
Segundo Cerri, o Estado quer aumentar em até 71,3% o valor dos plantões pagos aos médicos e cirurgiões dentistas que trabalham em unidades da rede estadual. “Recém chegado à Assembleia Legislativa para apreciação, o projeto pode amenizar o déficit de profissionais no Hospital Regional Osíris Florindo Coelho, de Ferraz de Vasconcelos”, avaliou o deputado André do Prado.
Quanto ao novo hospital de Suzano, que será construído ao lado do Hospital das Clínicas, o secretário anunciou que o governador fará o anúncio nos próximos dias. “O Estado vai investir cerca de R$ 15 milhões na implantação do projeto com estrutura de 120 leitos”, disse o deputado André do Prado.
A Frente Parlamentar poderá acompanhar ainda mais de perto o cronograma de ações do Estado. A pedido do coordenador do grupo, deputado André do Prado, a pasta vai mantê-los informados do andamento das atividades que estão sendo desenvolvidas no Alto Tietê por meio de relatório quinzenal. “Isso é positivo para todos. Com informações concretas, estaremos cumprindo nosso papel de fiscalizadores e informantes da sociedade do que tem sido feito pelo Estado”, observou o deputado André do Prado.
A reunião também contou com a presença dos deputados Luiz Carlos Gondim, Heroilma Tavares e assessoria de Estevam Galvão.
Sorry, the comment form is closed at this time.