24 abr TRATAMENTO TÉRMICO DE RESIDUOS SÓLIDOS: Cidades da região assinam protocolo de intenções com Estado para instalação de usina
Os prefeitos de Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes e Salesópolis assinaram hoje (24) protocolo de intenções com o governo do Estado que trata da implantação de usina de tratamento térmico com aproveitamento energético para solucionar a questão dos resíduos sólidos nesses municípios. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai atuar como operadora do projeto. O deputado estadual André do Prado (PR), que acompanha efetivamente a questão do lixo na região, também participou do encontro e deu total apoio à iniciativa.
“Parabenizo os cinco prefeitos que estão envolvidos nessa questão tão séria. O problema do lixo é grave e incomoda a região. Em muitos casos não vemos sintonia entre os municípios para se chegar a um número suficiente para a formação de um projeto. Neste caso, a situação foi diferente. Há organização, planejamento e elo entre os prefeitos”, comemorou o deputado André do Prado.
Segundo o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD), que discursou em nome de Geraldo Alckmin (PSDB), por ser um projeto piloto, a construção da usina na região vai impactar o Estado. “Vamos coordenar em parceria com a Sabesp para dar solução efetiva ao problema dos resíduos sólidos, mas precisamos de sucesso nas ações dos prefeitos.”
A Sabesp apresentou aos prefeitos estudos iniciais sobre a viabilidade do empreendimento. “Os resíduos sólidos são exigências ambientais cada vez maiores. O Alto Tietê pode servir de modelo e expandir o projeto para o Estado. Nossa missão são os ajustes técnicos, ambientais e jurídicos”, ressaltou o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.
Relatório apresentado pela Sabesp indica que das 400 toneladas de lixo produzidas diariamente pelos cinco municípios 300 surgem em Mogi. No entanto, das seis áreas avaliadas para a implantação da usina, as três viáveis estão em território mogiano.
“Estamos avançando para acabar o problema do lixo na região. É um dia história. O deputado André do Prado tem ajudado muito na solução dessa questão”, afirmou o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR) ladeado pelos parlamentares Marcio Alvino (PR) e Carlos Alberto Taino Junior (PR), o Inho.
A implantação da usina deve ser concluída em 2015 e o valor do investimento pode chegar a R$ 120 milhões, segundo relatório da Sabesp. Segundo a presidente da companhia, Dilma Pena, a assinatura é o primeiro instrumento institucional para a implantação da usina.
Sorry, the comment form is closed at this time.