Turismo da Região do Alto Tietê é pauta de debate entre deputado André do Prado e secretário Valverde

Turismo da Região do Alto Tietê

Promover e impulsionar o desenvolvimento da Região do Alto Tietê através do Turismo. Este foi o tom da conversa entre o deputado estadual André do Prado (PR) com o Secretário Estadual de Turismo, Cláudio Valverde. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (02), marcado por debates e ideias que valorizem o desenvolvimento turístico da Região.

Durante a reunião, André do Prado conversou com o secretário sobre alguns projetos turísticos envolvendo municípios do Alto Tietê, defendendo a atividade como maneira de valorizar as riquezas culturais da Região, além de estimular a economia local, gerando emprego e renda.

O parlamentar faz parte da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico – Fremitur, e está em busca de aprimoramento do Projeto de Lei que amplia o número de cidades que tenham potencial turístico e queiram atrair mais visitantes, gerando assim, mais desenvolvimento social e econômico nos municípios.

“O trabalho da Frente será lutar pelo interesse dos municípios para que sejam estabelecidos novos requisitos para a classificação de condição de estância e município de interesse turístico, respeitando a sua vocação turística, que pode ser voltada para qualquer um dos segmentos definidos pelo Ministério do Turismo”, aponta André do Prado.

Atualmente, na Região do Alto Tietê apenas Poá é considerada Estância Hidromineral e Salesópolis, como Estância Turística, por Lei. “O potencial dos municípios do Alto Tietê é enorme, pois possui grande vocação turística (religiosa, turística, ambiental), o que pode trazer importantes incrementos, por exemplo, passando a receber recursos anuais por parte do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Dade, órgão vinculado à Secretaria de Turismo” completa.

Novas regras para o Dade

A Secretaria Estadual de Turismo planeja ampliar o atual sistema do Dade, que anualmente transfere recursos para as 67 cidades paulista consideradas Estâncias. O deputado André do Prado informa que um projeto que, no momento, tramita na Assembleia Legislativa, prevê a criação de uma nova categoria de cidades pleiteantes à condição de Município de Interesse Turístico.

“Este novo grupo será composto por aproximadamente 100 municípios e também receberá aportes anuais do Governo do Estado de São Paulo. Inicialmente, estas cidades deverão ratear um montante de cerca de R$ 48 milhões, que poderão ser aplicadas em ações que visam capacitar turisticamente o município, com a adoção de medidas como confecção de plano diretor de turismo e melhorias na infraestrutura, entre outras”, disse o parlamentar.

Segundo o secretário Estadual de Turismo, Cláudio Valverde, este novo grupo será avaliado de dois em dois anos, com base em critérios que indiquem o potencial turístico de cada cidade:

“Será como um campeonato de futebol. Os três municípios do grupo de acesso que estiverem mais bem preparados evoluirão para a condição de Estância, recebendo uma verba maior. Será privilegiada a meritocracia” diz.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.