​​Atendendo ao pedido do deputado André do Prado, Centro Paula Souza vai instalar uma sala de agronegócio em Biritiba Mirim

O objetivo vai atender aos agentes que poderão fazer o ensino técnico junto com o ensino médio; o curso deve iniciar em 2017

A pedido do deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, o Centro Paula Souza vai disponibilizar uma sala descentralizada do curso de agronegócio para Biritiba Mirim.  A informação foi confirmada pelos técnicos da autarquia do Estado a secretária municipal de Educação de Biritiba Mirim, Marta Santos, que estava acompanhada pela coordenadora de ensino, Elaine Siqueira. A reunião contou, ainda, com a participação do presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Paulo Honda, do diretor do sindicato, Luiz Yano, e dos empresários e produtores: Eduardo e Marcio Hasegawa e do professor Eduardo Alvarez, diretor da Escola Técnica de Judiaí.

Ficou estabelecido que o curso será oferecido junto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que possibilitará àqueles que ainda não concluíram o ensino médio possam fazer esta qualificação.

Reunião com os técnicos do Centro Paula Souza e de Biritiba Mirim

Reunião com os técnicos do Centro Paula Souza e de Biritiba Mirim

O deputado André do Prado comemorou a notícia e acredita que esta ação será de fundamental importância para dar oportunidade as pessoas que já atuam no campo a poder se qualificar. “Isso será grande relevância, uma vez que com a profissionalização vai melhorar toda cadeia produtiva de hortaliças e temperos do Alto Tietê”, ressaltou o parlamentar.

Para a concretização do convênio, a Prefeitura vai apresentar a documentação com os requisitos necessários para que possa implantar esta sala descentralizada para atender, aproximadamente, 40 pessoas. A parceria entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura estabelece a municipalidade disponibilize as salas de aulas, laboratório de informática, alimentação, entre outros e a autarquia os professores e todo o conhecimento e material aos alunos. A expectativa é de que o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes seja uma parceira no projeto, onde vai disponibilizar os locais para as aulas práticas do curso.

O parlamentar está otimista e muito confiante com os resultados que serão obtidos com esta sala descentralizada. “Esta capacitação é necessária e tenho a convicção que vai trazer uma nova realidade para os produtores e agentes bem como melhorar a comercialização do produto. O Alto Tietê tem a maior produção de hortaliças do nosso Estado, mas infelizmente falta à qualificação para que estas pessoas que atuam nesta área para que possam se aprimorar”, ratificou o parlamentar.

Quando começou

No dia 3 de julho, o deputado André do Prado, acompanhado pelo vereador biritibano, Donizeti de Assis Siqueira, e o produtor e proprietário da empresa Hasegawa, Márcio Hasegawa, esteve com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, quando apresentou este pedido.

A falta de qualificação técnica das pessoas que trabalham desde o cultivo, acompanhamento e comercialização do produto é um dos principais problemas apontados pelos produtores da região. E a expectativa é de que este curso na cidade estimule os agentes a participar desta iniciativa de qualificação.

Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis, juntas, possuem mais de cinco mil produtores de hortaliças, sendo que 50% do total da produção do Alto Tietê abastece a Grande São Paulo, além de exportar as verduras para outras regiões do Estado e demais unidades da federação.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.