​​Deputado André do Prado solicita implantação de polo da Univesp em Juquitiba

Tema foi tratado durante audiência com o diretor administrativo da instituição

Em audiência com o diretor administrativo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Ricardo Bocalon, nesta quinta-feira (15), o deputado estadual André do Prado pediu que seja implantado um polo da instituição na cidade de Juquitiba. O prefeito Ayres Scorsatto, o vereador Irineu Machado (presidente da Câmara Municipal) e o secretário de Gestão Pública, Junio César, estiveram na reunião.

Juquitiba (2)

Juquitiba tem quase 32 mil habitantes, de acordo com projeção de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e uma das economias com mais potencial do Estado, avalia o deputado. “Sei que Juquitiba pode crescer muito mais e uma universidade, com a qualidade da Univesp, contribui bastante, já que forma pessoas mais capacitadas para as exigências atuais do mercado de trabalho, sobretudo, no que se refere às ferramentas digitais e novas tecnologias, já que o ensino é a distância”, comentou.

A Univesp é a quarta universidade do Estado de São Paulo (as três primeiras são USP, Unicamp e Unesp). O diferencial dela para as demais é que o ensino é a distância (virtual). Os alunos têm aulas em casa, do trabalho ou qualquer outro lugar com acesso à internet e vão ao polo a cada 15 dias (no primeiro ano) e uma vez por mês (a partir do segundo) para as atividades supervisionadas e avaliações.

A previsão é de que a partir de maio seja aberto um chamamento público para que as cidades formalizem a intenção de receber o polo. “Juquitiba está em uma região estratégica e tem empenho por parte do prefeito e demais autoridades para que a abertura do polo seja viabilizada. Isso é fundamental porque esta é uma parceria entre Estado e prefeituras”, disse Bocalon.

“A intermediação do deputado André nos ajuda muito porque poderemos ter uma universidade na própria cidade, fazendo com que as pessoas não precisem ir a outras regiões para estudar. Além disso, com alguns dos cursos, poderemos ajudar a suprir a demanda por mão de obra em determinados segmentos”, afirmou o prefeito. A definição dos cursos ocorre numa etapa posterior, quando há o aval para criação da unidade.

Para o presidente, a Univesp vai mudar a educação local. “É algo inédito e que vai contribuir para uma arrancada na educação de Juquitiba”, finalizou.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.