Após intermediação do deputado André do Prado, prefeito Gian Lopes assina liberação de R$ 4,2 milhões para obras de piscinão, em Poá

Parlamentar solicitou recursos ao Estado durante a série de reuniões para tratar de ajuda ao município por causa da redução na transferência do ISS

Em visita a Poá nesta quarta-feira (6), o deputado estadual André do Prado, acompanhado do prefeito Gian Lopes, participou da cerimônia de assinatura para o repasse de R$ 4,2 milhões, por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), destinados à conclusão da 1ª fase do reservatório de contenção de enchentes (piscinão) na cidade. O recurso deve auxiliar o município que tem sido prejudicado em decorrência das mudanças nas diretrizes de transferência do Imposto sobre Serviços (ISS).

Deputado André do Prado visita as obras do piscinão de Poá com o prefeito Gian Lopes, o secretário executivo do Fumefi, Widerson Anzellotti e o subsecretário Mário Matsumoto

Deputado André do Prado visita as obras do piscinão de Poá com o prefeito Gian Lopes, o secretário executivo do Fumefi, Widerson Anzellotti e o subsecretário Mário Matsumoto

Durante o encontro na Prefeitura, que teve também as participações do secretário executivo do Fumefi, Widerson Anzelotti, do subsecretário de Relacionamento Parlamentar da Casa Civil, Mário Sérgio Matsumoto, do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa (Marquinhos Indaiá) e vereadores, houve a assinatura da certificação de interesse de obras. O parlamentar estadual avaliou a ajuda. “Nós falamos com o governador Geraldo Alckmin, com o secretário da Casa Civil, Samuel Moreira, com o secretário Widerson e subsecretário Mário Sérgio sobre a necessidade em ajudar Poá. A situação fica difícil para uma cidade que perde 40% do seu orçamento, como Poá perdeu com as alterações de repasse do ISS para os municípios”, comentou o parlamentar.

Com o recurso, a cidade poderá concluir a primeira fase das obras do piscinão na Vila Romana, que, quando concluído, poderá acabar com as enchentes que assolam há anos o centro expandido de Poá.

“O projeto do reservatório é importante porque traz um impacto regional. Poá está localizada em ponto estratégico no Alto Tietê e manter este corredor, que é ligado às demais cidades, livre de enchentes é fundamental”, disse Anzelotti.

Segundo a administração municipal, o reservatório terá sete bombas para captação (seis delas de alta vazão, com poder de sucção de 500 litros por segundo). O piscinão comportará até 160 milhões de litros. O local foi visitado pelo deputado, prefeito, representantes do Estado, secretários municipais e vereadores.

Antes da visita ao piscinão, aconteceu uma reunião no gabinete do prefeito Gian Lopes

Antes da visita ao piscinão, aconteceu uma reunião no gabinete do prefeito Gian Lopes

Agora, a Prefeitura vai entregar um projeto executivo do reservatório ao Fumefi para que passe por avaliação técnica do Estado. Na sequência, haverá o detalhamento de como o recurso deverá ser repassado ao município.

As verbas administradas pelo Fumefi são destinadas apenas a projetos de infraestrutura. Deste modo, o dinheiro não poderia ser empregado em serviços como, por exemplo, a manutenção do Hospital Guido Guida, que sofre com a diminuição do repasse do ISS. A ajuda, contudo, pode influenciar na operação do local, já que a cidade vai poder fazer o remanejamento de parte do orçamento (destinado para a área de infraestrutura para a saúde), de modo a manter as atividades do centro hospitalar.

“Agradeço o Governo do Estado e ao deputado André do Prado, que não tem medido esforços para ajudar a cidade de Poá. Estes recursos chegam em momento oportuno e serão utilizados na conclusão da primeira fase das obras do piscinão. Certamente o governador Geraldo Alckmin está olhando para Poá com um olhar diferenciado, pois sabe das nossas necessidades”, comentou o prefeito Gian Lopes. No início de agosto, em visita intermediada pelo deputado André, na capital, o chefe do executivo poaense foi comunicado sobre o repasse do Fumefi.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.